LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

Avenida Paulista

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A primeira avenida de São Paulo, foi inaugurada em 1891, e, até o final da década de 1930, era o ponto de referência dos chamados "BARÕES DO CAFÉ", que nela edificaram suas residências, erigindo elegantes e requintadas mansões.

A eclética arquitetura da Avenida Paulista conviveu com corsos carnavalescos, corridas de automóveis e outras manifestações populares, o que gerou, desde essa época, o título extra de símbolo de São Paulo.

A partir da década de 40, sua evolução passou a ser contínua e ininterrupta. Os grandes casarões foram sendo gradativamente substituídos, a fim de dar espaço a um processo acelerado de verticalização, com a implantação dos primeiros edifícios comerciais. A partir daí, a Avenida começa a tomar outro aspecto com a instalação de Bancos, Centros Empresariais e Culturais.

Como parte da história dessa tradicional Avenida, tombou-se a "CASA DAS ROSAS", concebida nos padrões do classicismo francês, com suas roseiras especiais, que a consagraram, originando então o título da casa, da forma como era conhecida. Atualmente é uma Galeria de Arte, vinculada a Secretaria Estadual de Cultura e ponto de concentração de artistas diversto.

Outro ponto marcante da Avenida é o MASP - Museu de Arte de São Paulo "Assis Chateaubriand", que foi inaugurado em 1947. Sua Pinacoteca organizada por Pietro Maria Baldi, reune a arte ocidental mais significativa da América Latina. O MASP foi tombado em 1986.

Em 1991, por ocasião da comemoração do Centenário da Avenida Paulista, a mesma foi eleita pelos paulistanos, oficialmente, como "SÍMBOLO DA CIDADE". Ela continua sendo o importante centro de atenções políticas, econômicas e culturais da cidade, por onde circulam, diariamente, mais de um milhão de pessoas e mais de cem mil carros.

Cinemas, museus, centro culturais e empresariais, bancos, lazer, edifícios de alta tecnologia e as mais sofisticadas estações do ramal metroviário, traduzem sua função de referência de Metrópole primeiro mundista.

E, assim, passou a incorporar e ser reconhecida como a "cara" de São Paulo.