Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 011

Lesão sem Aumento Significativo de Temperatura na Ablação por Radiofreqüência Termo-Controlada.

Pachón M,JC; Pachón M,EI; Pachón,MZC; Kormann,DS; Egito,ET; Souza,LCB; Sousa, JEMR e Jatene,AD.

Serviço de Arritmias do Hospital do Coração - São Paulo - SP

 

Fundamento: A ablação por RF através de catéter (ARF), é atualmente a técnica de escolha para o tratamento intervencionista das taquicardias supraventriculares. O foco ectópico ou feixe anômalo são destruídos pelo calor provocado pela aplicação de radiofreqüência no endocárdio. A temperatura é medida na ponta do catéter(T), a qual deverá atingir pelo menos 70 graus. O aumento da T é fundamento básico do procedimento. Em casos raros, apesar de tentadas diversas posições do catéter, não se obtém aumento de temperatura.

Objetivo: Mostrar que na ARF, pode ocorrer lesão importante mesmo sem aumento de T, em caso de contato inadequado.

Casuística e Método: Foram estudados 2 casos (F, 70 e 41 anos) nos quais a ARF produziu lesão definitiva sem aumento significativo de T. O objetivo era obter-se BAVT nodal para tratamento de taquiarritmias atriais intratáveis clinicamente (FA/­ FC e síndrome braditaquicardia). O sistema utilizado para a ARF foi o HAT-300 Osypka, com controle de bioimpedância, e eletrodos Cerablate com termístor.

Resultados e Discussão: Apesar de não obtida a T desejada, foi possível atingir o objetivo do procedimento nos 2 casos. Na pct B, após alguns minutos, a condução AV se recuperou, sendo necessárias novas aplicações de RF. Nos 2 casos a bioimpedância estava baixa, demonstrando pobre contato catéter-miocárdio. Nesta condição pode haver aquecimento e lesão miocárdica extensa sem aumento significativo da T sendo portanto aplicação de maior risco.

P Id Diag Via RF Pmáx Tmáxi Zmáx Bio-Z Seg. FCpós
A 70 FA Art. 4 35W 46.5 105W 210W 3m 40
B 41 BT Ven. 6 30W 55.0 100W 218W 5m 55

Conclusão: Na ARF o aquecimento ocorre no miocárdio e não no catéter. Este, no entanto, se aquece indiretamente por condução térmica. Assim sendo, como a temperatura é medida no catéter, deve-se considerar que mesmo sem aumento significativo, pode ocorrer importante lesão endo-miocárdica. O catéter nestes casos não se aquece por falta de contato adequado com o miocárdio.