Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 014

Valores Preditivos dos Parâmetros de Êxito e Recorrência em Pacientes com Taquicardia por Reentrada Nodal.

Ana Inês C. Santos; Silvia H. Boghossian; Fernando ES Cruz F.; Paulo Barroso; Marcio LA Fagundes; José C.Ribeiro; Lutgarde Vanheusden; Roberto Sá, Ivan G. Maia.

H. Pró-Cardíaco e de Laranjeiras - RJ

Fundamento: O índice de efetividade e recorrência na ablação (ABL) da via lenta em pacientes portadores de taquicardia por reentrada nodal (TRN), está relacionado com a presença de parâmetros já bem estabelecidos.

Objetivos: Avaliar prospectivamente os preditores de sucesso e recorrência em pacientes (pts) submetidos a ABL por radiofrequência (RF) da via lenta.

Métodos: Foram avaliados 74 pts. Durante e após aplicação de RF, foram analisadas respectivamente a presença de taquicardia automática juncional (TAJ) e condução residual não sustentada pela via lenta (salto na curva de extra-estímulos (EE) e eco nodal). O sucesso imediato foi determinado pela presença de TAJ com condução retrógrada 1:1 durante a aplicação de RF e pela ausência de taquicardia induzida e/ou presença de até um eco nodal ou salto em pts nos quais a ABL foi realizada entre as zonas A1 e M2.

Resultados: Houve sucesso imediato em 73/74 pts (98,6 %) sendo a recorrência de 4,1 % (3 pts) após um acompanhamento médio de 24 + 18 meses. Complicações: trombose venosa profunda em 1 (1,3 %) pt, bloqueio atrioventricular total (1,3 %) em 1 pt e transitório em 3 pts (4%). A TAJ foi documentada em 73 pts. (98.6%), 3 dos quais apresentaram recorrência. A presença de salto sem eco nodal (ECN) foi observada em 2 pts (1 recorrência) e salto + eco nodal em 3 dos 74 pts (2 recorrência). A sensibilidade e o valor preditivo positivo (VPP) para presença de TAJ foi de 95 % e 98 % respectivamente. O VPP e negativo (N) em se obter o salto na curva de EE + ECN após a AB da via lenta foi de 66 % e 98 % respectivamente.

Conclusão: 1- A obtenção de TAJ durante a aplicação de energia é associada com altos índices de êxito na ablação da via lenta. Seu valor preditivo positivo é de 95 %. 2- O Valor preditivo negativo do salto + ECN após a AB da via lenta foi de 98 %.