Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 169

Efeito do Etofibrato e do Ácido Nicotínico de Liberação Prolongada sobre a Agregação Plaquetária e Lipoproteína (a) em Pacientes com Angina Estável e Hiperlipidemia IIb

Andrei C. Spósito, Antonio P. Mansur, Carmen G.C. Vinagre, Raul C. Maranhão, Otávio Coelho, José Antonio F. Ramires

Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo - SP

 

Níveis elevados de lipoproteína (a) [Lp(a)] e hiperagregabilidade plaquetária são conhecidos fatores de risco para a progressão da aterosclerose e para o surgimento de eventos vasculares agudos. Para comparar o efeito sobre a agregação plaquetária (AP) e níveis séricos de Lp(a), dois grupos com 14 e 11 pacientes com angina estável e hiperlipidemia IIb foram submetidos respectivamente ao Etofibrato (ETO) e ao Ácido Nicotínico de Liberação Prolongada (ANLP).

Métodos : Cada um dos grupos recebeu ETO ou ANLP ambos na dose de 500 mg duas vezes ao dia por 16 semanas. Os pacientes foram à randomizagem e a cada 4 semanas quanto ao perfil lipídico, Lp(a) e AP. A Lp(a) e AP foram determinadas através de radioimunoensaio e turbidometria respectivamente. A AP foi analisada espontaneamente, após 0,7 m M de difosfato de adenosina e 0,5 m M de adrenalina. Os resultados utilizados para análise da AP foram as razões de todos os testes com agregabilidade máxima sobre os testes executados para cada grupo.

Resultados : O ETO ao contrário do ANLP, reduziu significativamente a Lp(a) e a Lipoproteína de Baixa Densidade (p<0,0001). Os demais lípides séricos foram semelhantemente modificados por ambas as drogas. A AP foi reduzida pelo ETO e pelo ANLP (p<0,0001). Contudo, a redução da AP após o ETO foi superior a obtida com ANLP (64% vs 54%, p<0,0001).

Conclusão: Nossos resultados sugerem a possibilidade de reduzir simultaneamente a gregação plaquetária, através do controle lipídico, e os níveis séricos de Lp(a) em pacientes coronariopatas com dislipidemia IIb através do uso do Etofibrato.