Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 209

Injeção Venosa de Solução Sonificada de Decafluorobutano - Albumina - Glicose: Detecção na Cavidade Ventricular Esquerda.

Flavia Salek, Fernando Morcerf, Marcia Castier, Alvaro Moraes.

ECOR e PRÓ-CARDÍACO - Rio de Janeiro - RJ

 

O uso de contrastes em ecocardiografia e o seu valor já são conhecidos há cerca de 20 anos. A necessidade de utilizar agentes, que após uma injeção periférica, passem pela circulação pulmonar sem que sejam destruídos, para posterior detecção no ventrículo esquerdo (VE), tanto para avaliação da perfusão miocárdica como para melhor identificação dos bordos endocárdicos, tem sido alvo de extensas pesquisas. Uma solução sonificada de gases perfluorocarbonados, albumina e glicose (PESDA) tem sido utilizada.

Objetivo: demonstrar que uma solução de PESDA é capaz de atravessar a barreira pulmonar e ser detectada no VE.

Métodos: uma solução, preparada com a sonificação de mistura de 1 ml de albumina a 20%, 12 ml de glicose a 5% e 8 ml de gás decafluorobutano, foi injetada em doses crescentes (0,000625; 0,00125; 0,0025; 0,005; 0,01 e 0,02 ml/kg) em veia periférica na forma de bolus. As imagens foram obtidas em um equipamento protótipo ATL-HDI 3000, utilizando-se transdutor setorial eletrônico operando em freqüência fundamental de 2 MHz. e no modo harmônico (SH) a freqüência de transmissão foi 1,7 MHz e a de recepção foi 3,4 MHz. Utilizou-se também do Triggering-Mode (TM). Foram estudados 41 pacientes (pts), com idades variando de 32 a 77anos (59,5 + 10,4), sendo 27 homens e 14 mulheres. A detecção do contraste no VE foi avaliada de maneira visual por 2 observadores independentes.

Resultados: a solução proposta PESDA foi detectada, sob a forma de contraste ecocardiográfico no interior da cavidade do VE, de maneira inequívoca em todos os pts estudados e em mais de um corte anatômico pelos 2 observadores. O contraste no VE foi mais bem visualizado quando utilizou-se da técnica de SH e TM conjuntamente, foi visualizado em intensidade decrescente quando utilizou-se a SH isolada, TM isolado e apenas a freqüência fundamental. Nenhum efeito colateral foi observado.

Conclusão: a solução PESDA definitivamente atravessa a circulação pulmonar em quantidade suficiente para produzir contraste ecocardiográfico no VE.