Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 219

Estudo Prospectivo de Morbidade e Mortalidade em Cirurgia Cardíaca: proposta de um novo modelo.

Carlos E F Starling, Fernanda F Almeida, Bráulio R M Couto, João B Gusmão, Maria Consolação V Moreira

Hospital Felício Rocho, Belo Horizonte - MG

 

Fundamento: Trata-se de um hospital geral, com cerca de 300 leitos, localizada em uma cidade de aproximadamente 3.000.000 de hab, contando com 3 equipes de cirurgia cardíaca, realizando em média 40 cirurgias/mês. O Serviço de Epidemiologia Hospitalar dentro do programa de Controle de Qualidade Assistencial, estruturou, com apoio da Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, estudo prospectivo para acompanhar a morbi-mortalidade em cirurgia cardíaca e fatores de risco para complicações per e pós-operatórios.

Objetivo: Desenvolver um programa sistemático para acompanhamento dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca e modelo próprio de predição de risco.

Delineamento: Coorte prospectivo.

Pacientes: 1- Pacientes consecutivos submetidos a cirurgia cardíaca (revascularização do miocárdio,correção de cardiopatias congênitas e valvulares, excluídos os transplantes cardíacos).

Métodos: 1-Seleção dos principais modelos preditivos de risco em cirurgia cardíaca propostos na literatura. 2- Estruturação de protocolo incluindo todas as variáveis significativas dos modelos selecionados. 3- Definição de modelo próprio de predição de risco.

Resultados: Foi proposto um índice específico para a instituição:

Variável do Pré-operatório Pontuação
Reoperação

Estenose de Tronco

Choque Cardiogênico

Disfunção renal

3

10

12

7

Conclusão: Este estudo representa o primeiro passo para comprensão dos eventos adversos em cirurgia cardíaca, em hospital geral do Brasil,e para o desenvolvimento de indicadores de qualidade assistencial neste tipo de serviço.