Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 240

Positividade do Teste de Inclinação ("Tilt-Test") na Avaliação de Síncope e Pré-Síncope de Origem Indeterminada.

Diane M N Henrique, Ana C Venâncio, Mariluce Lanna, Evandro G Castro, Hélio L de Brito Jr.

Hospital Universitário da U.F.J.F. e Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora-MG.

 

Fundamentos: O teste de inclinação (TI) é um exame complementar recentemente utilizado no diagnóstico de síncope (S) e pré-síncope (PS) de origem vasovagal (ou neurocardiogênica). Acredita-se um que percentual expressivo dos casos de S e PS de origem indeterminada seja decorrente de etiologia vasovagal.

Objetivo: Avaliar a positividade do TI na investigação diagnóstica de S e PS de origem indeterminada, no sentido de se confirmar possível mecanismo vasovagal.

Material e métodos: Estudo prospectivo de 45 pacientes (p), com idades de 1 a 84 anos (M=31), sendo 22 p do sexo masculino, todos com S ou PS de origem indeterminada. Foram realizados 49 TI (45 para o diagnóstico inicial e 4 de avaliação terapêutica) entre junho/94 e março/97. Até Abril/95 utilizou-se o protocolo proposto por Grubb et al e a partir de maio/95 o protocolo proposto por Kapoor et al. Considerou-se o teste positivo para a etiologia vasovagal quando havia indução de S ou PS associada à diminuição da pressão arterial (PA) e/ou freqüência cardíaca (FC).

Resultados: Entre os 45 TI diagnósticos, 20 testes (44%) foram positivos para S/PS vasovagal. Entre os 4 TI realizados para avaliação terapêutica, apenas 1 TI (25%) persistiu positivo após a instituição do tratamento. Os tipos de resposta vasovagal encontrados foram classificados de acordo com a proposta do Grupo de Estudo Internacional em Síncope ("VASIS").

Conclusões: 1- O TI foi método complementar importante na investigação diagnóstica de S e PS de origem indeterminada, com positividade de 44% para o diagnóstico da etiologia vasovagal. 2-Entretanto, na ausência de outro método complementar "padrão-ouro" no diagnóstico da etiologia vasovagal, é difícil estabelecer-se a verdadeira sensibilidade do TI para o diagnóstico de S/PS vasovagal na população estudada.