Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 371

Efeitos do treinamento aeróbico sobre o comportamento da pressão arterial durante testes de estresse laboratorial

Fernando L Herkenhoff, Eliúdem G Lima, José G Mill

Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do ES.

 

Fundamentos: A hiperreatividade pressórica ao estresse é considerada um importante fator de risco na fisiopatogenia da doença hipertensiva. Os testes de estresse laboratorial podem identificar indivíduos com um comportamento hiperreativo da pressão arterial (PA) na vida real. O exercício aeróbico tem sido proposto como método não invasivo de controle da hipertensão arterial (HA). Este estudo pretende investigar os efeitos do treinamento aeróbico sobre o comportamento da PA durante os testes de estresse físicos e mentais.

Métodos: Estudou-se os efeitos de um programa de treinamento aeróbico sobre o comportamento da PA durante o teste de esforço máximo em bicicleta ergométrica, esforço estático utilizando 30% da força máxima, teste aritmético e teste de conflito entre cores e palavras. O programa de treinamento consistia de caminhadas, tendo duração total de 45-60 minutos, 3-5 vezes por semana e durante 6 meses. A avaliação do comportamento da PA nos testes de estresse foi realizadas antes do programa de treinamento, após sua conclusão e depois de um período de 6 meses de inatividade. Os resultados deste grupo (N=20) foram comparados com os de um grupo análogo de indivíduos não treinados.

Resultados: Os indivíduos treinados não apresentaram na carga máxima do teste ergométrico redução da resposta pressórica. Entretanto, na carga inicial e intermediária a resposta pressórica foi reduzida (P<0.01). As respostas pressórica no teste isométrico e pressórico do frio não foram alteradas, mas nos testes de estresse mental observou-se uma queda significante (P<0.01) que era observada mesmo após 6 meses de inatividade. O grupo não treinado não apresentou alteração no comportamento da PA nos testes de estresse.

Conclusões: Estes resultados fortalecem a hipótese de um efeito prolongado do treinamento aeróbico sobre a reatividade pressórica nas situações de estresse. O estresse mental é condição muito incidente na vida moderna. O exercício físico é um método não invasivo que pode ser útil no controle da hiperreatividade pressórica, e assim contribuindo para a prevenção da HA.