Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 392

Projeto Dor Torácica: A avaliação do Tipo de Dor Torácica é uma Maneira Acurada para o Diagnóstico de Insuficiência Coronariana Aguda ?

Mônica Araújo, Lúcia Pimenta, Marcelo Fabricio, Roberto Bassan, Hans F. Dohmann, José Geraldo C. Moreira, em nome dos investigadores do Projeto Dor Torácica

Unidade de Emergência, Hospital Pró-Cardíaco, Rio de Janeiro-RJ

 

Fundamento: A primeira avaliação da dor torácica (DT) na Sala de Emergência (SE) é clínica mas a classificação do tipo de dor nem sempre é valorizado apesar de diversos estudos demonstrarem a grande acurácia pré-teste desta avaliação. Objetivo: Determinar a acurácia da avaliação clínica do tipo de DT no diagnóstico final [infarto agudo do miocárdio (IAM), angina instável (AI) e ausência de insuficiência coronariana aguda (ICA)] em um projeto de sistematização de atendimento de pacientes (pts) com DT na SE. Métodos: Estudo prospectivo de 136 pts consecutivos (idade= 59,4 + 15,7, homens=65%, D t = 7,3 + 15,8h) com DT nas últimas 12h, atendidos na SE no período Nov/96 à Jan/97. Pts foram alocados em rotas de acordo com o tipo de DT (A = Angina, B = Provável angina, C = Provável não angina, D = Definitivamente não angina,D1= sem diagnóstico, D2= com diagnóstico) e ECG ( normal, inespecífico, infra de ST/alteração de T, Supra de ST, BRE) e a seguir avaliados com ECGs,Enzimas e ECOs seriados: Resultado: Dos 136 pts com DT, 19,2% tiveram DT tipo A, 32,5% tiveram DT tipo B, 23,7% tiveram DT tipo C, 11,8% tiveram DT tipo D1 e 12,5% tiveram DT tipo D2. Dos pacientes com DT tipo A, 69,2% tiveram IAM e 19,2% AI; dos pacientes com DT tipo , B 15,9% tiveram IAM e 50% AI; dos pts com DT tipo C, 3,1% tiveram IAM e 6.2% AI; dos pts com DT tipo D1, 0% tiveram IAM e 12,5% AI.Sensibilidade (S) da DT tipo A ou b para IAM / AI = 91% , especificidade (E) = 97% , valor preditivo positivo (VPP) = 74% , valor preditivo negativo (VPN) = 92% Conclusões: A avaliação clínica pré-teste do tipo de DT neste projeto mostrou que a presença de DT tipo A ou B é fortemente indicativa de IAM ou AI enquanto a presença de DT tipo C ou D é fortemente indicativa de ausência de ICA .