Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 451

Resultados Cirúrgicos Imediatos em 119 Pacientes Submetidos a Reoperação para Tratamento de Doença Valvar.

Auristela I O Ramos, Dorival J D Togna, Zilda M Meneghelo, Carlos Gun, Antoninho Arnoni, J Eduardo M R Sousa.

Instituto "Dante Pazzanese" de Cardiologia - São Paulo - SP

 

Fundamento: Reoperação em pacientes (p) valvares é uma complicação frequente que altera a qualidade e expectativa de vida.

Objetivo: Avaliar os resultados cirúrgicos imediatos em p submetidos a reoperação de doença valvar, tentar correlacionar as complicações com o número de cirurgias prévias, com a valva acometida e com procedimentos associados.

Delineamento: Trabalho retrospectivo e observacional.

Material e Métodos: No período de Jan. a Nov./96, 119p foram submetidos a reoperação para correção de doença valvar. Neste grupo 85p tinham uma cirurgia prévia e 34p mais de duas cirurgias, 67p (56%) eram do sexo feminino, 82p eram mitrais, 10p aórticos, 26p mitro-aórticos e 1p tricuspídeo. Entre os procedimentos associados revasculização miocárdica (RM) estava presente em 5p e 25p tinham envolvimento da v. tricúspide.

Resultados: Dos 119p, 54 complicaram (45,4%). As complicações mais frequentes foram: arritmias, ICC, óbito, AVC, sangramento e infecção. Destes 47,1% tinham 1 cirurgia prévia, e 41,2% tinham mais de 2. Quanto a v. acometida 48% das complicações ocorreram na posição mitral, 70% na aórtica e 28% mitro-aórtica. Em relação aos procedimentos associados, complicaram 80% dos p com RM e 68% com envolvimento de v. tricúspide.

Conclusões: Os autores concluem que o número de complicações pós-operatórias nos reoperados é alto, porém com baixa mortalidade (2,5%), no entanto procedimentos associados como RM e envolvimento tricúspide, aumentam a morbidade.