Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 463

Cirurgia de Troca Valvar no Paciente Idoso: Resultados Pós-Operatórios Imediatos.

Lucia R Machado, Eduardo A Jaccoud, Nagib Addad, Ernesto Renaudi Neto, Cecilia M Barroso, Zilda M Meneghelo

Instituto "Dante Pazzanese" de Cardiologia - São Paulo - SP

 

Fundamento: Aumento do número de pacientes idosos com lesão valvar importante que se submetem a cirurgia cardiaca.

Objetivo: Avaliar mortalidade e evolução pós-operatórias imediatas e fatores preditivos de complicações.

Delineamento: Estudo retrospectivo de pacientes idosos submetidos a cirurgia de troca valvar.

Material: Um total de 138 pacientes (p) com idade superior a 65 anos, submetidos a cirurgia de troca valvar, no período de Jan./85 a Dez./95. Houve prevalência do sexo masculino (60,9%) e do rítmo sinusal (68,7%). A lesão da válvula aórtica foi a mais frequente (39,9%), a maioria estava em Classe funcional (CF) III (56,5%).

Métodos: Para as variáveis quantitativas foi utilizado o teste t de Student, para as variáveis categóricas foi utilizado o teste do qui quadrado. Em ambos usou-se o nível significancia a = 0,05.

Resultados: Ocorreram 10 reoperações (7,31%) e 3 óbitos (2,18%) imediatos. As reoperações foram mais frequentes nos p que complicaram na UTI (p < 0,05). Todos p que foram a óbito estavam em CF II (não significativo). Ocorreram mais óbitos nos p reoperados (significativo p < 0,05). O tempo de permanência na enfermaria foi maior nos p que tiveram tempo de perfusão (TP) e tempo anoxia (TA) maiores.

Conclusões: A mortalidade operatória imediata foi baixa nos idosos. A complicação na UTI foi fator preditivo de reoperação, a CF não interferiu na mortalidade cirurgica, os TA e TP foram fatores preditivos de complicações na enfermaria.