Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 470

Disfunção Sexual relacionado ao Infarto do Miocárdio: Um Estudo Prospectivo.

Ana Lucia M. Silva, Rita S. Lopes, Veral L. Laet, Valdete A. Luz, Grace P. Lima, Alba L.B.L. de Barros.

UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, São Paulo - SP, Brasil.

 

Introdução: O IAM é uma patologia que gera ansiedades pela internação súbita, dor precordial, medo da morte e limitações impostas a depender da extensão do infarto e comprometimento do músculo cardíaco. Por seu alto risco de morbi-mortalidade os aspectos psico-sociais acabam sendo desvalorizados, especialmente em se tratando de sexualidade.

Objetivo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de detectar o diagnóstico de enfermagem - Disfunção sexual e elaborar orientações durante a internação e plano de alta, fazendo com que a sexualidade do paciente seja respeitada como qualquer outra função fisiológica.

Metodologia: O instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas aplicado pelas autoras com 50 pacientes infartados não revascularizados, na alta.

Resultados: Nossos resultados mostraram que 90% dos pacientes que responderam ao questionário apresentam dúvidas sobre sua vida sexual e que até o momento da alta não receberam qualquer orientação neste sentido.

Conclusões: Diante dos resultados obtidos observou-se que o diagnóstico de enfermagem: disfunção sexual se encontra presente em 90% dos casos, dando-nos a certeza da necessidade de um plano assistencial e de alta onde a sexualidade seja abordada.