LIV Congresso da SBC - Recife, 19 a 22 de setembro


Notícias On Line

19/09 - Domingo

Começa Hoje o Maior Congresso de Cardiologia do Brasil

Começa hoje, no Recife, o LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o maior evento do setor e que este ano, além de reunir milhares de especialistas brasileiros, contará com a presença de 26 dos melhores cardiologistas do mundo, vindos especialmente dos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Portugal, Austrália, França e Holanda, entre outros países.

O congresso, que acontecerá até o dia 22, ganha maior importância à medida em que o coração está se tornando o maior responsável pela morte de adultos no País, em decorrência da somatória de fatores de risco como o fumo, a obesidade, a vida sedentária, o estresse e a hipertensão arterial. Por isso mesmo todo um setor do Centro de Convenções de Pernambuco vai abrigar uma "Feira de Qualidade de Vida" voltada para o público leigo, explica o presidente do Congresso, o cardiologista pernambucano Dário C. Sobral. Esta é a forma de difundir a prevenção que evita o surgimento de problemas cardíacos.

O evento é também a oportunidade para a reciclagem dos profissionais, para a atualização através dos debates e apresentações inclusive dos médicos estrangeiros, e o Dr. Dário ressalta que isso é cada vez mais necessário, à medida em que aumenta a demanda da população pelos serviços dos cardiologistas. Ele lembra que estão ligadas à SBC 23 Sociedades Estaduais e 2 regionais de Cardiologia, que há 13 Departamentos especializados e o Brasil já é o segundo País do mundo em número de hospitais com serviços de cardiologia, 160 no total, perdendo apenas para os Estados Unidos.

No total, 16 cursos serão ministrados para os especialistas que participam do evento, incluindo temas tão diversos como Cardiomiopatias, Emergência Cardiovascular, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Hipertensão, Arritmias, Cardiopatias na Gravidez e Cardiologia Pediátrica e Fetal, um ramo relativamente novo da Cardiologia, mas que está extremamente desenvolvido no Brasil.

A programação científica do congresso inclui temas extremamente atuais, como a evolução das técnicas cirúrgicas na cirurgia minimamente invasiva, a cardiologia baseada em evidências, emergências cardiovasculares, angina instável, tromboembolismo pulmonar, síndromes isquêmicas agudas, valvopatias e doença coronariana crônica.

Também durante o Congresso se dará a troca da Diretoria, uma vez que se completa o mandato do presidente atual, Rafael Leite Luna, do Rio de Janeiro, que será substituído pelo novo presidente, Gilson Soares Feitosa, da Bahia, eleito no congresso anterior. A eleição do presidente futuro, para o biênio 1999/2001 também se dará durante o evento, e o dia de votação será a segunda-feira, 21.