LIV Congresso da SBC - Recife, 19 a 22 de setembro


Notícias On Line

19/09 - Domingo

Feira de Qualidade de Vida no Congresso da SBC

Uma Feira de Qualidade de Vida, voltada para o público leigo e onde ele pode conhecer tanto os fatores de risco de enfarte, como tirar suas dúvidas diretamente com médicos que estão em pequenos consultórios, é uma das atrações principais do Congresso Brasileiro de Cardiologia, que começa hoje em Recife.

A Feira, promovida pelo Funcor, a Fundação Brasileira de Cardiologia, tem como foco a prevenção, isto é, os cuidados para evitar que as pessoas tenham problemas cardíacos, principalmente o enfarte. "Nossa preocupação é que com o aumento da expectativa de vida, a massa da população brasileira está chegando à idade em que o coração pode dar problemas", diz o diretor do Funcor, cardiologista Celso Ferreira.

Por isso mesmo é necessário educar o público para o combate à obesidade, ao fumo, ao sedentarismo, para controlar o colesterol, evitar o diabetes, a hipertensão e o estresse, diz o médico, e é claro que uma pessoa que toma os devidos cuidados com esses fatores de risco do enfarte, não apenas terá um coração melhor, mas será mais saudável e terá melhor qualidade de vida.

Coração do feto

Um dos estandes da Feira de Qualidade tem um equipamento de ultrassonografia para exames intra-uterinos, onde o público pode visualizar o coração do feto na barriga de uma mulher grávida. "Esses exames já permitem identificar algumas doenças que podem ser tratadas antes mesmo do nascimento da criança", explica Celso Ferreira, como a baixa freqüência do ritmo cardíaco ou um orifício anômalo no coração.

Outra atração é o boneco de treinamento para o "Basic-Life Support", do tamanho de um adulto e usado para ensinar a fazer massagem cardíaca e respiração boca a boca para manter a vida de um enfartado, enquanto se aguarda o socorro médico. "É o leigo que atende um enfarte que ocorre num escritório, num aeroporto ou num estádio de futebol", asseguram os médicos, "e ele precisa manter o paciente vivo durante os 10 a 15 minutos que demora para chegar uma ambulância e a equipe especializada.

"Guerreiro" fará ginástica

Logo na entrada da Feira de Qualidade, está o símbolo do Funcor, o boneco "Guerreiro" comandando uma sessão de ginástica rítmica, mostrando como se vence o sedentarismo. Adiante, vitrines com cúpulas transparentes levam a um verdadeiro caminho dos fatores de risco do coração, com jogos interativos em que o público é levado a responder a perguntas sobre o coração. Quem acerta, é premiado no final do percurso com um brinde.

No final da área estão os cinco consultórios onde outros tantos médicos trabalham por turnos, tirando as dúvidas da população. Ainda na Feira de Qualidade estam expostos os produtos com o "Selo de Qualidade" do Funcor, isto é, produtos alimentícios ou não que são adequados para a proteção da saúde e que, depois de exaustivamente analisados através de testes e análises, recebem o selo atestando ou que não tem colesterol, ou que não contém sal em quantidade que possa influir negativamente na pressão, ou então que estão livres de gorduras polissaturadas.