LIV Congresso da SBC - Recife, 19 a 22 de setembro


Notícias On Line

19/09 - Domingo

Atenção Especial aos Leigos

O LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela primeira vez, é um evento montado para atrair também aos leigos, através de uma imensa "Feira de Qualidade de Vida". A decisão de se voltar para o leigo é uma conseqüência da constatação de que alguns centros no Brasil, assim como nos EUA, estão registrando uma sensível redução da mortalidade por causas cardíacas, mas a morbidade continua aumentando.

Para o presidente do Congresso, Dário Sobral Filho, isso quer dizer que embora esteja morrendo menos gente por causa do coração, devido à melhoria do atendimento médico, o número de enfartes continua crescendo, e já ultrapassa a 350 mil por ano. É justamente por isso que o Congresso com início hoje e encerramento na próxima quarta está investindo muito no aspecto prevenção, "o que quer dizer que o brasileiro terá que aprender a importância de conhecer sua pressão arterial, de controlá-la, se ela for alta, de monitorar seu nível de colesterol e introjetar que o hábito de fumar pode efetivamente levar à morte, e isso não é uma figura de retórica"

Reeducação em vez de dieta

Ainda segundo o médico, este ano está sendo marcado pela conscientização do valor medicinal dos alimentos. A indústria está começando a divulgar as características de cada alimento nas embalagens, o consumidor está valorizando cada vez mais o alimento com menor teor de gordura e açúcar e a própria SBC está colocando o seu "selo de aprovação" em alguns produtos, depois de examiná-los exaustivamente.

O Dr. Dário ressalta, porém, que o próximo passo é entender que passou a época das dietas temporárias, tão rigorosas que ninguém conseguia se sujeitar a elas por mais de alguns dias. O futuro, diz ele, é da reeducação alimentar. A população precisa aprender a comer de forma balanceada e principalmente no Nordeste a aproveitar a riquíssima variedade de frutas tropicais existentes, que permitem uma dieta profundamente saudável e completa, no que respeita a vitaminas e sais minerais. Em vez disso, lamenta ele, ainda é predominante a procura do arroz com feijão, acompanhado de uma carne gordurosa.

Todos esses aspectos estão sendo abordados na "Feira de Qualidade de Vida", que foi aberta simultaneamente com o congresso.