LIV Congresso da SBC - Recife, 19 a 22 de setembro


Notícias On Line

19/09 - Domingo

Alimentos aprovados pelos cardiologistas estão expostos

Mais de 30 alimentos industrializados comprovodamente saudáveis e que ou tem ausência de colesterol, ou baixo índice de sódio ou ainda que ajudam a evitar doenças cardiovasculares escleróticas estão expostos no Centro de Convenções de Pernambuco, durante o LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os produtos, que foram exaustivamente analisados pelo Funcor, ostentam na embalagem o "Selo de Aprovação - SBC-Funcor", garantia para o consumidor de que o produto é indicado para determinadas dietas, para controlar a hipertensão arterial, por exemplo.

O "Selo de Aprovação" não é uma invenção brasileira, foi adotado inicialmente pela "American Heart Association", dos Estados Unidos, e segundo o presidente do Funcor, o cardiologista Celso Ferreira, tornou-se uma necessidade no Brasil, diante das 300 mil mortes por infarto que são registradas a cada ano no País e pelo altíssimo número de brasileiros que precisam uma dieta saudável devido a problemas de excesso de colesterol e de hipertensão arterial.

Entre os produtos que integram a exposição estão o "Azeite de Oliva Ville", da Santista , "All-Bran", Kellogs o "Leite Supra Soy", da Josapar, várias margarinas da Gessy Lever, entre as quais a "Becel", "Margarina Ativa Becel " e "Margarina Mesa e Cozinha Becel", o "Óleo de Canola", "Óleo de Girassol" e "Óleo de Milho", o "Sal Light", sete sabores diferentes de sucos naturais da "Del Valle", o "Arroz Coradine", o "Arroz Uncle Bens" e o "Arroz Fátima" e os leites da Nestlé e da Parmalat com Ômega Plus e Ômega 3.

A maior atração, entretanto, é o "Doce de Leite Light", da Só Fruta, que acaba de ser aprovado pela SBC e que é uma opção saudável para as pessoas que embora sujeitas a dietas, sentem muita falta do sabor doce. Há mais de uma vintena de produtos em fase de testes para aprovação, depois da qual serão autorizados a incluir o selo nas embalagens.

Exames oficiais

Para aprovar um produto alimentício, a SBC-Funcor coleta amostras em vários pontos de venda do produto, para serem enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, com pedidos de exames dentro de parâmetros muito rígidos e específicos.

O resultado indica os teores de sal do produto, o nível de gordura saturada, de colesterol e outros elementos constituintes, e esses índices, depois de tabulados, são apresentados a uma comissão de cardiologistas especialmente designados, que vai decidir se o produto justifica ou não o selo. A concessão do "Selo de Recomendação" significa uma garantia médica de que o consumo do produto não tem efeitos nocivos para o coração nem participa da formação de placa aterosclerótica.