Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 024

Utilização de marca-passo DDD epicárdico como nova opção de tratamento para pacientes com miocardiopatia e bloqueio de ramo esquerdo.

Augusto Engel Ernesto Coelho**,Rubio Bombonato*,José Carlos Brasil*, Ricardo Nilsson Sgarbieri*,Francisco F. Moreira Neto*,Mery Kato*.

**Hospital Imesa - Alfenas- MG

*Hospital do Coração - Ribeirão Preto - SP

Fundamento: A presença do bloqueio de ramo esquerdo é associada a uma maior mortalidade cardiovascular ( The Framinghan Study - Annals of Internal Medicine 90:303-310,1979 ) e quando presente assincronismo de contração septal ( ACS ) produz prejuízo na função sistólica do ventrículo esquerdo ( VE )( Four chamber pacing in dilated cardiomyopathy- PACE 1994; 17;1974-1979)(The effects of pacing-induced left bundle branch block on left ventricular systolic and diastolic performace - Japanese Heart Journal 1990;31;309-316).

Objetivo: Demonstrar a melhora na fração de ejeção do VE com implante de marca-passo DDD com eletrodo ventricular em região epicárdica do ápice ventricular esquerdo em casos de miocardiopatia com assincronismo de contração septal por bloqueio de ramo esquerdo ( BRE ).

Material e métodos: Estudamos 3 pacientes portadores de miocardiopatia e BRE com ACS.Em todos os casos a estimulação ventricular é realizada pelo eletrodo posicionado em região epicárdica do ápice do VE.Realizou-se a medida da fração de ejeção através de estudo cintilográfico e realizado estudo ecocardiográfico para avaliar o sincronismo de contração do VE.

Resultado: A fração de ejeção pela cintilografia revelou: Basal C/ Marca-passo Caso 1 17% 25% Caso 2 13% 30% Caso 3 13% 27% O estudo ecocardiográfico revelou melhora do sincronismo de contração dos segmentos septal e posterior do VE.

Conclusão: A ativação ventricular através de marca - passo com eletrodo ventricular epicárdico leva a um incremento significativo da fração de ejeção ventricular esquerda pela melhora do sincronismo de contração das paredes do ventrículo esquerdo.