Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 033

Balões Destacáveis e a Oclusão de Fístulas Coronarianas e Pulmonares.

Antonio C. Carvalho, Antonio S. Tebexreni, José A. Souza, Célia M. Silva, Guilherme Caldas, Antonio Kambara, Dirceu R. Almeida, João L.V. Herrmann, Eulógio E. Martinez Fo.

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - São Paulo - SP, Brasil.

 

Objetivo: Fístulas de grande porte são difíceis de serem tratadas com cateterismo intervencionista; além disso, alguns locais não se prestam a utilização de "umbrellas" ou "molas". A utilização de balões destacáveis (BD) poderia proporcionar ao cat a oportunidade de fechamento de fístulas que de outro modo teriam que ser encaminhadas a cirurgia.

Casuística e Métodos: Descrevemos 3 casos de intervenção em crianças, com fístulas grandes, utilizando BD. 1) Um menino de 12 anos, cianótico, com sopro contínuo no hemitórax direito superior teve múltiplas fístulas arteriovenosas pulmonares diagnosticadas em seu pulmão direito; três balões e várias molas foram utlizadas em duas sessões terapêuticas. A SO2 subiu de 87 para 94 e o hematócrito diminuiu de 62 para 47 com desaparecimento do sopro contínuo na evolução de 8 meses. 2) um menino de 3 anos teve uma fístula aorta-ventrículo direito ligada aos 6 meses de idade. Ele voltou a apresentar ICC, cansaço fácil e grande cardiomegalia ao Rx. A fístula, em reestudo, propiciava um grande fluxo E ® D com Qp/Qs de 2.5:1 e comprimia a origem do tronco de coronária esquerda e o trajeto da DA. Três balões e várias molas foram colocadas com trombose da fístula, desaparecimento do sopro e da ICC. A isquemia miocárdica, documentada previamente, desapareceu. 3) Um neonato de duas semanas foi visto em ICC grave, com sopro contínuo e uma fístula de coronária direita para VD medindo 8mm de diâmetro. O eco demonstrou hipocinesia severa de VE e VD. Um BD único 16 foi colocado junto ao "colo" da fístula. Houve desaparecimento do sopro e da ICC. Um eco controle mostrou função normal do VE e VD em repouso.

Conclusões: Em casos selecionados, não adequados para "umbrellas" ou "molas" isolados, o uso de BD é uma excelente alternativa para a oclusão de fístulas em território pulmonar ou coronariano. Uma resolução completa dos casos pode ser obtida mesmo em crianças no período neonatal.