Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 034

Aortoplastia com Cateter Balão no Tratamento da Coartação Nativa nos Primeiros 2 Anos de Vida

Valmir F Fontes, César A Esteves, Sérgio L N Braga, Carlos A C Pedra, Virginia T Santana, Simone RFF Pedra.

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, SP

 

Fundamento: A dilatação da CoAo nativa da Ao é assunto controvertido, negado por importantes grupos internacionais tendo em vista a alta incidência de recoarctação e a possibilidade de fomação tardia de aneurisma.

Objetivo: Verificar a efetividade da aortoplastia com cateter balão na coarc-tação nativa da aorta em crianças nos primeiros 2 anos de vida.

Delineamento: Estudo observacional em um a série de 40 casos.

Material e Método: A aortoplastia foi praticada em 40 pts, 22 do sexo M, idade média de 10.3 ± 6.7 meses. A via de acesso predominante foi a artéria femoral seguida da axilar. Registrou-se pressões acima e abaixo da CoAo antes e após a dilatação, o estudo angiográfico foi feito nas incidências OAD a 20º e lateral com injeção de contraste ao nível do istmo aórtico. O balão utili-zado teve diâmetro igual ao do istmo aórtico. Constatou-se lesões associadas em 20 casos sendo a fibroelastose, CIV e PCA as mais frequentes.

Resultado: A hipoplasia do istmo aórtico ocorreu em 18 casos, a CoAo foi simétrica em 35, em 5 notou-se boceladura ao nível da implantação do liga-mento arterioso que persistiu após a dilatação. O gradiente sistólico transCoAo reduziu de 36.0 ± 14 para 7.1 ± 7.2mmHg antes e após o proce-dimento, a área coarctada cresceu de 3.0 ± 1.4 para 6.8 ± 1.8mm. Entre as complicações imediatas tivemos dissecção da parede aórtica em 12 (30%), en-volvimento leve da artéria femoral em 6 (15%), outro pt necessitou de reparo cirúrgico da artéria. Não ocorreu mortalidade. O seguimento tardio constatou ReCoAo em 7 casos (17.5%), todos redilatados. A formação tardia de aneu-risma ocorreu em um caso (2.5%).

Conclusão: A dilatação da CoAo em pts com idade inferior a 24 meses é um método seguro e efetivo, oferece baixo índice de complicações imediatas e tardias, se constituiu em um método alternativo ao tratamento cirúrgico.