Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 055

Vias de Sinalização Intracelular e Transporte Reverso do Colesterol

Luciana Uint, Carlos Augusto Pasqualucci e Armando J. Mendez.

Massachusetts General Hospital, Boston, MA, EUA, Departamento de Patologia FMUSP, Instituto do Coração, HC-FMUSP, São Paulo, SP, Brasil.

 

Fundamentos. Diversos estudos demonstraram que a proteína quinase C (PQC), componente da via de sinalização intracelular, está envolvida na remoção do colesterol recém-sintetizado no meio intracelular. Entretanto a participação desta via na remoção do colesterol acumulado na célula na vigência de hipercolesterolemia é pouco conhecida.

Objetivo. O objetivo do presente estudo foi examinar a participação da PQC sobre a homeostase do colesterol pré-existente acumulado na célula e sobre a remoção deste pela fração HDL-colesterol.

Material e Métodos. Fibroblastos de pele humana cultivados em meio rico em colesterol e tratados aguda ou cronicamente com ésteres de forbol para a obtenção de ativação ou inibição da atividade da PQC, receberam 3H-colesterol para que os reservatórios intracelulares de colesterol fossem identificados e a remoção de colesterol mediada pela fração HDL estimada.

Resultados. A remoção do colesterol do meio intracelular mediada pela HDL estimada diretamente pela depleção de colesterol radioativo no meio intracelular e pelo aparecimento de colesterol radioativo no meio de cultura e, indiretamente, pela redução da esterificação do colesterol na célula não foi modificada na vigência de inibição da PQC. Quando a PQC foi ativada, a remoção do colesterol mediada pela HDL foi significativamente reduzida quando comparada a condição controle. Estudos adicionais demonstraram que esta inibição da remoção do colesterol pela HDL na presença de inibição da PQC foi decorrente do aumento da esterificação do colesterol intracelular.

Conclusão. A atividade da PQC não é necessária para a remoção do colesterol acumulado na célula na presença de HDL e que a ativação da PQC interfere na homeostase do colesterol intracelular impedindo a remoção deste. Portanto, a via de sinalização da PQC não está envolvida no efeito protetor da HDL na aterosclerose, uma patologia na qual o excesso de colesterol é acumulado na superfície arterial.