|
|
Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia
TL 056Bloqueio da Elevação da Pressão Arterial e da Hiperreatividade Vascular pela Indometacina em Ratos Tratados com L-NAME. Luciana V. Rossoni, Silmara F. Poton, José G. Mill, Dalton V. Vassallo, Valdeci Cunha. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - UFES, Vitória, ES.
Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação de prostaglandinas no desenvolvimento da hipertensão e de alterações de reatividade vascular induzida pelo tratamento crônico com L-NAME.
Métodos e Resultados: Foram utilizados ratos Wistar machos, divididos em 3 grupos: animais controle (C), tratados com L-NAME (L, 47 mg/Kg/dia, vo) e L-NAME mais indometacina (LI, 4mg/kg/dia, vo) durante 7 dias. Ao final do período de tratamento, os animais foram anestesiados pelo éter e submetidos a canulação da carótida e a pressão arterial média (PAM) foi registrada 24 horas após. A artéria caudal foi isolada, canulada e perfundida in vitro, para o estudo de reatividade vascular. Foram obtidas curvas dose-resposta (variação da pressão de perfusão média, PPM) à fenilefrina (FE). Os resultados (barras e pontos) representam média ± EPM, *p<0.05 em relação ao grupo C e + p<0.05 em relação ao grupo L.
Conclusão: Os resultados sugerem que prostaglandinas participam da elevação da pressão arterial e da hiperresponsividade vascular à agentes pressores induzida por L-NAME. Apoio Financeiro: UFES, CNPq e FCAA. |