|
|
Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia
TL 074Avaliação comparativa entre correção cirúrgica e valvoplastia percutânea na estenose mitral. Luiz F Cardoso, Max Grinberg, Miguel A N Rati, Caio C J Medeiros, Flávio Tarasoutchi, Walkiria S Ávila, Rita A Cardoso, Protásio L da Luz, Giovanni Belloti. Instituto do Coração - HCFMUSP, São Paulo - SP.
Fundamento: Valvoplastia percutânea por balão (VP) tem sido utilizada como alternativa a comissurotomia (CM) para o tratamento da estenose mitral (EM) porém os resultados tardios não estão bem determinados. Objetivo: Comparar os resultados destes dois métodos de forma prospectiva sob randomização ao longo de 2 anos de seguimento. Métodos: Setenta e oito pacientes (pts) foram divididos em dois grupos semelhantes em relação ao escore ecocardiográfico (ECO): grupo CM com 40 pts (88% mulheres, média etária de 33 anos) e grupo VP com 38 pts (92% mulheres, média etária de 33 anos). Os pts submeteram-se a avaliação clínica e a ECO antes (PRE), imediatamente após (POI) e após 2 anos de seguimento (PO24). Resultados: Área valvar mitral (AVM) e gradiente mitral (G) estão apresentados na tabela abaixo (média ± DP):
Não houve diferença em relação ao G entre os grupos durante o seguimento. Houve uma progressiva redução na AVM em ambos os grupos (p=0,0001). AVM foi menor na VP do que na CM em todos os períodos de avaliação (p=0,0009). Não houve óbitos e diferença na frequência de eventos clínicos. Conclusão: Embora a VP produza menor AVM do que a CM, ambos produziram resultados clínicos satisfatórios mantendo o G reduzido.
[ Inserir Mensagem... ] [ Perguntas e Respostas... ]
|