Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL086

Comparação entre Três Séries de Intervalos RR de Diferentes Tempos de Registro Eletrocardiográfico na Análise da Variabilidade da Freqüência Cardíaca

Paulo C Jesus, Luciano M Santos, Wagner D Paula, Luiz F Junqueira Jr

Universidade de Brasília, Dep. de Clínica Médica - Brasília, DF

 

Fundamento: Na avaliação clínica da função autonômica cardíaca, baseada na análise da variabilidade RR (VarRR) do eletrocardiograma (ECG), os efeitos do tempo de registro não vêm sendo adequadamente caracterizados.

Objetivo: Comparar a influência de 3 distintas séries temporais de intervalos RR (iRR), correspondentes aos tempos de 2 e de 5 minutos (min) de aquisição do ECG, e ao número de 256 iRR, sobre os dados das análises temporal e espectral da variabilidade destas séries de iRR.

Indivíduos e Métodos: Foram examinados 31 indivíduos normais (19/masc e 12/fem), com idade mediana de 28 anos (quartil sup.=20,25 e quartil inf.=36 anos). O ECG foi registrado em DII (25 mm/s) em repouso supino, durante 5 min, com marcação gráfica aos 2 min; os 256 iRR da série foram obtidos por contagem desde o início do registro. A VarRR foi analisada por software desenvolvido em nosso Laboratório, e os índices temporais e espectrais de cada série foram comparados pelo teste da análise de variância de Kruskal-Wallis e, eventualmente pelo teste de discriminação subseqüente de Student-Newmann-Keuls (SNK).

Resultados: Não foram verificadas diferenças significativas entre os índices temporais (média e coeficiente de variação) nas 3 séries de iRR (p=0,52-0,99). Quanto a comparação entre os índices espectrais houve diferença estatística somente para a área espectral total (p<0,001); aplicando o teste de SNK vimos que as séries de 2 min e de 5 min, assim como a de 256 iRR e de 5 min diferiram entre si (p<0,05), e que a de 2 min e a de 256 iRR não se mostraram diferentes (p>0,05).

Conclusão: A comparação entre as 3 diferentes séries de iRR não mostrou diferenças críticas quanto aos resultados da análise da VarRR, sugerindo que esta possa ser conduzida usando qualquer um dos tempos de registro de curta duração do ECG, com preferência para as séries de 256 iRR e de 5 min. CNPq 520050/94, 500459/96; FAPDF 190.000.190/94.