Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL089

Monitorização Eletrocardiográfica Prolongada: uma Alternativa no Diagnóstico de Arritmias

Moacir Alves Filho, Claudio M. Medeiros, Leandro I. Zimerman

Laboratório Diagnostika, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS; Cardioritmo, Porto Alegre, RS

 

Fundamento: A monitorização eletrocardiográfica prolongada através de registradores de eventos ("loop recorders"), com transmissão transtelefônica, é um método simples e útil no diagnóstico de arritmias de ocorrência eventual.

Objetivo: Avaliar a utilidade dos registradores de eventos e a qualidade da transmissão transtelefônica na investigação de pacientes com palpitação ou síncope eventual.

Delineamento: Série de casos

Pacientes: Foram estudados 104 pacientes (44 homens, 53±16 anos), com diagnóstico de palpitações (78) ou síncope (26). Os pacientes permaneceram monitorizados pela derivação MV5 ou MV2 por ao menos 1 semana. Os registros obtidos eram transmitidos por telefone a uma central de recepção, onde eram analisados por um eletrofisiologista.

Resultados: O tempo médio de monitorização foi 9±3 dias. As transmissões telefônicas foram decodificadas em traçados eletrocardiográficos adequados em 96% dos casos. Dos pacientes com palpitação, 62 (79%) apresentaram sintomas durante a monitorização. A correlação sintoma-evento nestes pacientes mostrou: 25 em ritmo sinusal, 16 com extrassistolia supra e/ou ventricular, 7 com taquicardia supraventricular, 5 com fibrilação ou flutter atrial, 3 com disfunção de marcapasso e 6 com outras alterações. Entre os pacientes com história de síncope, 10 (38%) apresentaram sintomas, sendo 4 (15%) destes com síncope (2 com taquicardia supraventricular, 1 com taquicardia ventricular e 1 com bloqueio atrioventricular avançado).

Conclusões: 1. A transmissão transtelefônica do sinal eletrocardiográfico é de boa qualidade no grande maioria dos casos. 2. A monitorização por 9 dias é insuficiente para se obter diagnósico de causa de síncope na maioria dos casos. 3. A monitorização eletrocardiográfica prolongada é útil no diagnóstico da causa de palpipações eventuais.