Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 098

Níveis de Lipidios, Apolipoproteínas e Lipoproteína (a) em Portadores de Aneurisma de Aorta Abdominal

José J. Hosni, Raul Maranhão, Charles Mady, Carmem G. C. Vinagre, Aloísio M. da Rocha

Instituto do Coração - HCFMUSP, São Paulo, SP

 

Fundamento: Dado que a etiologia aterosclerótica é predominante nos pacientes portadores de aneurisma de aorta abdominal, é crescente o interesse sobre sua correlação com fatores de risco independentes, como descrito por LOSCALZO (Arteriosclerosesis 10:672, 1990).

Objetivo: Avaliar o provável papel das dislipidemias na gênese do aneurisma da aorta abdominal.

Delineamento: Trata-se de um estudo de casos e controle, com o grupo controle constituido por pacientes com doença aterosclerótica coronariana (DAC), documentada por cinecoronariografia.

Casuística e Métodos: Foram medidos valores de lipídios, apolipoproteínas e Lp(a) de 47 pacientes portadores de aneurisma da aorta abdominal, com idade média de 62 anos (22 a 80), sendo 43 do sexo masculino. O diâmetro médio de aorta foi de 6 cm. Destes pacientes, 29 foram submetidos a cinecoronariografia. Onze pacientes apresentaram resultado normal. Os 18 restantes apresentaram pelo menos um vaso com obstrução > 50%, sendo que 5 apresentaram acometimento uniarterial, 2 biarterial, 10 triarterial e 1 lesão de tronco de coronária esquerda.

Resultados: A média de colesterol total foi de 210±60 mg\dl, LDL 135±40 mg\dl, VLDL 32±15 mg\dl, HDL 38±9 mg\dl, triglicérides 195±167 mg\dl. Foram encontrados valores de ApoA1 de 1,58±0,32 g/l e valores de Lpa de 54±43 mg/dl.

Conclusão: Os níveis de Lpa foram 2 vezes mais elevados quando comparados com grupo controle. Quanto aos lipídios e apolipoproteínas plasmáticas não houve diferença estatisticamente significante entre os portadores de aneurisma e o grupo controle.