Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 101

Aspectos Radiológicos da Endomiocardiofibrose

Fábio Fernandes, Charles Mady, Vera M. C. Salemi, Caio de B. Vianna, Antonio C. P.Barreto, Edmundo Arteaga.

Instituto do Coração - HCFMUSP, São Paulo, SP

 

Fundamentos: A Endomiocardiofibrose (EMF) é caracterizada pelo envolvimento fibrótico do endocárdio e miocárdio adjacente determinando uma síndrome restritíva. O estudo radiológico é um método simples e de fácil obtenção, podendo ser útil no diagnóstico diferencial da EMF com as síndromes da insuficiência cardíaca congestiva.

Objetivo: Determinar, através da radiologia convencional, o tipo de envolvimento ventricular presente em pacientes com EMF.

Material e Métodos: Foram analisados 56 casos de EMF confirmados por ventriculografia e 9 casos por necrópsia. A idade variou entre 16 e 56 anos (média de 32), havendo 39 pacientes do sexo feminino. Somente um radiologista analisou as radiografias sem conhecimento prévio dos achados cineangiográficos.

Resultados: O lado direito do coração estava basicamente envolvido em 9 pacientes, sendo 8 do sexo feminino. A silhueta cardíaca apresentava a forma globular com trama vascular pulmonar diminuída em 66,6%. O índice cardiotorácico foi de 0,62±0,11. O lado esquerdo estava envolvido em 11 casos, apresentando a mesma incidência entre os sexos. O aspecto radiográfico simulava a doença reumática mitral. O índice cardiotorácico foi de 0,51±0,09, com trama vascular pulmonar aumentada em 63,6% dos casos. A doença biventricular ocorreu em 36 casos com uma proporção de 4 mulheres para 1 homem. Os achados radiológicos foram um entremeado do tipo ventricular direito com o tipo ventricular esquerdo. O índice cardiotorácico foi de 0,63±0,06 com trama vascular pulmonar diminuída em 38,8%, aumentada em 33,3% e normal em 27,7%.

Conclusão: O estudo radiológico é método complementar importante para o diagnóstico inicial da EMF. O tipo de envolvimento pode ser feito em 66,07% dos casos pela radiografia convencional, através do índice cardio-torácico e pela trama vascular pulmonar.