Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 105

Valor da Cintilografia de Perfusão do Miocárdio em Mulheres com Teste Ergométrico Positivo

Adriana Novais Pinto, Alexandre Gonçalves de Sousa, André Nicola João, Carlos Raul R Artuza, Eduardo Henrique S Martinello, Paola Smanio

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo - SP

 

Fundamento: Sabe-se que teste ergométrico positivo em mulheres nem sempre está relacionado com a presença de doença arterial coronária significativa.

Objetivo: Verificar o valor diagnóstico da cintilografia de perfusão do miocárdio associada ao esforço, em mulheres com teste ergométrico positivo para isquemia do miocárdio.

Delineamento: Estudo retrospectivo.

Material: Foram analisados 3.013 pacientes que realizaram cintilografia de perfusão do miocárdio com Sestamibi-Tc-99m associada ao esforço, no período entre 01/94 e 12/96. Destes, foram selecionados 110 pacientes submetidos a cintilografia de perfusão miocárdica com finalidade diagnóstica, por serem do sexo feminino (média de idade de 61,3 anos), apresentarem fatores de risco para doença arterial coronária e teste ergométrico compatível com isquemia do miocárdio. Foram excluídos pacientes com alterações no eletrocardiograma basal, infarto do miocárdio prévio, ou qualquer outra patologia cardiovascular.

Método: Considerou-se teste ergométrico positivo para isquemia miocárdica quando havia presença de infradesnível do segmento ST maior ou igual a 1,5mm e/ou presença de dor precordial típica ao esforço. As cintilografias de perfusão do miocárdio eram ditas com presença de isquemia quando havia hipocaptação transitória do radiofármaco apenas após a fase de esforço em uma ou mais regiões miocárdicas.

Resultados: Das 110 mulheres com teste ergométrico positivo, somente 27 (24,5%) também mostravam isquemia na cintilografia de perfusão do miocárdio.

Conclusão: Teste ergométrico positivo em mulheres, mesmo com alta probabilidade pré-teste para doença arterial coronariana, tem baixa correlação com a presença de isquemia na cintilografia de perfusão do miocárdio.