Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 108

Benefício clínico e tolerância no uso de doses elevadas de Captopril na Insuficiência Cardíaca .

Marcelo W. Montera, Janilson M. Santos ,Marcelo Bittencourt, Luís Eduardo Drumond, Lilian S. Costa, Cantídio Drumond.

Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia do RJ, 6a Enfermaria.

 

Objetivos: Avaliar o beneficio clínico e a tolerância com uso de doses >75mg de Captopril ( cpt.),comparado com doses< 75mg, no tratamento de pacientes internados com Insuficiência Cardíaca ( IC).

Pacientes e Métodos: 180pcts, 56% em IC classe funcional (CF)4,32% CF-3 , 10% CF-1 e 2. Idade média de 55anos. Foi introduzido cpt a terapêutica de digital e diurético. Os pcts foram divididos em dois grupos de cpt:G1 ( dose>75mg /dia ), n =66, e G2 ( dose<75mg/dia ) n=118. Foram submetidos a avaliação antes da introdução do cpt e após o alcance da dose maxima, quanto a melhora da fração de ejeção (FE) ao Ecocardiograma, e consumo de O2(VO2), pelo teste ergométrico procolo de Naughton.A tolerância foi avaliada na variação dos níveis de pressão arterial(PA), potássio(K),uréia(U), e creatinina (Cr)sericas, antes e depois de introduzido o cpt, o desenvolvimento de tosse,e a dose de uso de diurético dos grupos .

Resultados Não houve diferença significativa ( p=0.06 ) entre os grupos na melhora da FE(G1,FE=+4%;G2,FE=+6%).O VO2 o G1 teve melhora mais significativa (p< 0.03), de +30,8% do que o alcançado pelo G2, + 11,3%. Na variação da PA,o G1 apresentou uma redução mais significativa do que o G2 dos níveis sistolícos e diastolicos na alta. A redução nos níveis de U,foram semelhantes em ambos os grupos,e em relação a Cr o G1 apresentou uma significativa redução na alta ( p<005).Não houve diferença entre os grupos nos níveis do K na alta e o desenvolvimento de hiperpotacemia.No G2 houve maior incidência de hipotensão arterial e Insuficiência Renal. A incidência de tosse foi de 6%, em ambos os grupos. O G1 usou uma dose média menor diurético. (p<005).

Conclusão: Os pcts que usaram cpt dose>75mg, tiveram um maior benefício na melhora do VO2, e usaram doses menores de diuréticos. Não houve diferença entre os grupos na melhora da FE. O uso de cpt em doses de 75mg não ocasionou maior incidência de intolerância medicamentosa.