Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 144

Novo Método para Atendimento Ambulatorial

Rubem Rodrigues, Iran Castro, Pedro Lima, Gustavo Lima, Rubens M Rodrigues

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia - Porto Alegre / RS.

 

Objetivo: integrar as atividades desenvolvidas no atendimento ambulatorial, tornando rápida e fácil a recuperação e atualização do prontuário médico, através de um sistema informatizado com ferramentas de apoio e banco de dados para tratamento estatístico.

Material e Métodos: utilizou-se um software desenvolvido em linguagem Delphi 2.0, para armazenamento de cerca de 800 prontuários médicos contendo: dados de identificação do paciente, anamnese, fatores de risco, exame físico, medicamentos, exames subsidiários e diagnósticos.

Para agilizar o processo de elaboração da prescrição médica, foi utilizado um manual de padronização de medicamentos com nomes farmacológicos, comerciais e bulário completo. Para a classificação de diagnósticos, foi utilizada a Classificação Internacional de Doenças (C.I.D) com complementação para a Cardiologia. Os exames complementares, solicitados através de um cadastro de exames, contém os valores normais de referência ou tabela com possíveis resultados, agilizando o processo de atualização do prontuário. No grupo de fatores de risco, foi utilizada a tabela da American Heart Association. Além do cadastramento das informações para posterior análise estatística, foi possível alimentar o banco de dados com imagens estáticas (ECG) ou trechos de exames (ecocardiografias, cinecoronariografias, etc).

Resultados: o sistema reduziu cerca de 70% do tempo utilizado pelo método convencional e permitiu a atualização diária dos dados para tratamento estatístico.

Conclusões: o método informatizado de atendimento ambulatorial, além de facilitar a recuperação e atualização do prontuário médico, dispõe de ferramentas indispensáveis para uma padronização e racionalização deste processo.