Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 145

Software para ensino de arritmias cardíacas em ambiente Windows ®

Eduardo M Kühr, Fernando M Azevedo, Mário S A Coutinho

Grupo de Pesquisas em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

 

O treinamento para o reconhecimento de arritmias cardíacas é parte importante do aprendizado médico, baseando-se fundalmentalmente na correta interpretação das características do traçado do eletrocardiograma de 12 derivações (ECG). Diversos tutoriais já foram desenvolvidos nesta área, mas são raros os títulos no ambiente Windows ®, assim como são escassos os programas em português. Os autores desenvolveram um software para ensino de arritmias cardíacas em ambiente Windows ® dirigido ao usuário da área médica com noções básicas em informática que tenha interesse em reforçar seus conhecimentos sobre arritmias cardíacas, através da visualização de traçados eletrocardiográficos selecionados, acompanhados de textos e gráficos explicativos. O sistema foi desenvolvido utilizando-se do conceito de hipertexto permitindo, assim, que o usuário, através da "navegação" pelo sistema, possa escolher, ele próprio, sua estratégia de aprendizado. O projeto foi desenvolvido no laboratório do Grupo de Pesquisas em Engenharia Biomédica (GPEB) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, com o auxílio da ferramenta Visual Basic ® versão 3.0. O hipertexto consiste de oito módulos, um de abertura e outros sete que abrangem respectivamente os seguintes tópicos: (1) conceitos gerais de eletrofisiologia e anatomia cardíacas e princípios do ECG, (2) mecanismos envolvidos na formação das arritmias cardíacas; (3) ritmo sinusal normal; (4) distúrbios de ritmo de origem atrial; (5) distúrbios de ritmo de origem ventricular; (6) bloqueios de condução cardíacos; (7) síndromes de pré-excitação. Os traçados eletrocardiográficos foram obtido de um banco de dados do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e associados a seus respectivos textos explicativos.