Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 156

Hipertensão Arterial em pilotos comerciais

Carlos Gerk Filho

Centro de Medicina Aeroespacial; Hospital de Aeronáutica dos Afonsos

 

A hipertensão arterial primária leve a moderada não é incomum no aeronavegante jóvem ou de meia idade.Booze e Simcox estudaram 15212 aeronavegantes com o diagnóstico de hipertensão arterial e chegaram aos seguintes resultados:todos aeronavegantes limítrofes e hipertensos-16,8%, pilotos comerciais-10,6% e controladores de tráfego aéreo-21,1%.

Estudamos as inspeções de saúde de pilotos comerciais no Centro de Medicina Aeroespacial com o objetivo de identificar os hipertensos.

Analisamos 353 inspeções no mês de dezembro de 1996.Classificamos como hipertensos os pilotos tratados medicamentosamente para tal e limítrofes os que ao entrarem na profissão tinham níveis normais e atualmente tem 140x90mmHg ou mais e recebem tratamento não medicamentoso.Os nossos resultados foram os seguintes:61 pilotos (17,28%) hipertensos,26 (7,36%) limítrofes e 87 (24,64%) hipertensos+limítrofes.Se dividirmos por faixa etária os números serão diferentes dos encontrados pelos autores acima citados ou seja,separadamente nossos pilotos são mais hipertensos.

Por último analisamos,nos hipertensos e limítrofes,os principais fatores de risco coronariano mutáveis,mostrando as suas importâncias.

Vale ressaltar que em todos esses casos houve apenas uma falha na admissão:um dos pilotos na faixa de 20-29 anos recebeu seu certificado aos 18 anos apresentando hipertensão sistólica.

Concluimos que entre nós brasileiros:temos uma prevalência para a hipertensão em pilotos maior que os americanos de uma maneira geral e por faixa etária.A prevalência desta patologia nesta categoria profissional é semelhante a da população em geral.Se juntarmos os hipertensos com os limítrofes a prevalência é maior do que na população em geral.Este é um estudo inicial e estamos elaborando uma pesquisa com outros aeronavegantes e controladores de tráfego aéreo e ampliando esta com pilo- tos para podermos comparar com a bibliografia a fim de comprovar a afirmação anterior.