Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 166

Conduta Terapêutica na Hipercolesterolemia Primária para Prevenção Secundária da Doença Coronária

André A Faludi, Marcelo C Bertolami

Instituto "Dante Pazzanese" de Cardiologia, São Paulo-SP

 

Objetivo - O alvo terapêutico da hipercolesterolemia em pacientes com aterosclerose comprovada é a manutenção do nível de LDL-colesterol (LDL-c) inferior a 100 mg/dl. Isto é obtido por medidas não farmacológicas e, caso necessário, adição de medicamentos O objetivo deste estudo foi avaliar se a terapia não farmacológica isolada , na prevenção secundária, foi suficiente em reduzir os níveis de LDL-c a menos de 100 mg/dl.

Material e Métodos - Foram estudados 61 pacientes coronariopatas, 43 homens (70,4%), todos portadores de hipercolesterolemia pura ou associada à hipertrigliceridemia leve com triglicérides máximo de 400 mg/dl. Os pacientes já seguiam uma dieta hipogordurosa por iniciativa própria e posteriormente reforçada nas consultas da Seção de Dislipidemias. Apresentavam níveis de LDL-c inicial entre 133 a 228 mg/dl. Todos receberam orientação dietética adequada e foram acompanhados por 4 a 32 meses (m=18).

Resultados- As medidas não farmacológicas proporcionaram redução da média de LDL-c de 184 ± 25 para 176 ± 35 ( redução de 4,3% - p=0,151 -NS); nenhum paciente alcançou os níveis ideais de LDL-c ( < 100 mg/dl ).

Conclusão - Embora a literatura mostre que com as medidas não farmacológicas a redução média de LDL-c é de cerca de 10%, na prática, a não aderência dos pacientes, dificulta a obtenção desses resultados.Os resultados desta amostra sugerem que pacientes portadores de hipercolesterolemia isolada ou associada à hipertrigliceridemia leve, com níveis de LDL-c > 13O mg/dl, devem sempre iniciar a terapia hipolipemiante, com a finalidade de prevenção secundária, com medidas não farmacológicas associadas à medicação, exceção talvez, a pacientes que apresentem na primeira avaliação de inquérito alimentar, ingestão excessiva de alimentos ricos em colesterol e ácidos graxos saturados.