Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 189

Resultados imediatos do implante de stents em artérias coronárias calcificadas.

Pedro E. Horta, Evandro L. Costa, Edilson A. Roma, Fábio S. Brito Jr, Adriano M. Caixeta, Siguemituzo Arie.

Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

Fundamento: A presença de lesão calcificada aumenta o risco de insucesso da Angioplastia Coronária (AC), sendo considerada como preditor independente de estenose residual significante. Os resultados angiográficos com o uso do stent (S) nestes casos é pouco conhecido.

Objetivo: Analisar os resultados angiográficos imediatos com o uso de S em lesões coronárias calcificadas sem "debulking" prévio para avaliar se o grau de calcificação teria influência no resultado final.

Delineamento: Estudo retrospectivo.

Material: Analisamos 53 pacientes nos quais foram implantados 55 S, sendo 34 homens, idade média de 66 anos, angina estável em 39,6% dos casos, angina instável em 39,6% e IAM em 20,8%. O implante de S foi eletivo em 33% dos casos e decorrente de resultado subótimo após AC em 67%.

Método: Revisão de todas as AC com implante de S entre 07/95 e O1/97 selecionando-se, segundo critérios angiográficos, aquelas com calcificação coronária na lesão tratada. De acordo com o grau de calcificação foram subdivididos em 2 grupos: calcificação discreta e moderada/acentuada. A análise angiográfica quantitativa foi realizada pelo sistema CAAS II e a análise estatística pelo Teste T de Student para variáveis contínuas.

Resultados: A relação balão/artéria e comprimento do S/extensão da lesão foi semelhante nos dois grupos (1,09 vs.1,12 e 1,4 vs. 1,5 respectivamente), assim como o tipo de lesão segundo a classificação do ACC/AHA. O diâmetro luminal mínimo (DLM) pré procedimento foi semelhante nos dois grupos (0,90 + 0,39 vs. 0,90 + 0,46 mm), assim como o DLM final (2,72 + 0,49 vs. 2,51 + 0,50 mm). Ocorreu uma oclusão subaguda e um óbito.

Conclusões: O implante de stents em artérias coronárias com graus variáveis de calcificação apresenta-se como procedimento seguro e eficaz e determina, em decorrência de sua força radial, resultados angiográficos superponíveis ,independente do grau de calcificação.