Temas Livre do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 210

A Associação da Segunda Harmônica com o "Triggering" é Desejável nos Estudos de Perfusão Miocárdica por Ecocardiografia com uso de Solução Sonificada de Decafluorobutano - Albumina - Glicose.

Alvaro Moraes, Marcia Castier, Flavia Salek, Fernando Morcerf.

ECOR e PRÓ-CARDÍACO - Rio de Janeiro - RJ

 

Estudos demonstraram que é possível obter imagens de perfusão miocárdica (PM) a partir de injeções venosas de solução sonificada de gases perfluorocarbonados, albumina e glicose (PESDA). Avanços tecnológicos nos equipamentos de ecocardiografia parecem ser promissores na melhoria da detecção do contraste miocárdico (CM) para a utilização clínica deste método.

Objetivo: avaliar a qualidade das imagens obtidas em segunda harmônica (SH) para estudos de PM com microbolhas detectando o CM após a infusão de mistura sonificada, e compará-las com as obtidas com a associação do "triggering" (TM).

Métodos: foram estudados 32 pacientes (pts) portadores de lesões obstrutivas coronarianas (> 80%) divididos em 2 grupos: GRUPO A: com 11 pts, nos quais as imagens foram obtidas apenas com a SH, e GRUPO B: com 21 pts, nos quais as imagens foram obtidas com a SH associada à interrupção das imagens pelo TM. A solução, injetada em doses crescentes (0,000625; 0,00125; 0,0025; 0,005; 0,01 e 0,02 ml/kg) em veia periférica na forma de bolus, foi preparada com a sonificação de mistura de 1 ml de albumina a 20%, 12 ml de glicose a 5% e 8 ml de gás decafluorobutano (PESDA). As imagens, tanto em SH como TM, foram obtidas em um equipamento protótipo ATL-HDI 3000. Foi utilizado transdutor setorial eletrônico operando em freqüência nominal de 2 MHz e no modo harmônico a freqüência de transmissão foi 1,7 MHz e a de recepção foi 3,4 MHz. O "triggering" foi realizado a cada QRS do ECG.

Resultados: somente nos pts do GRUPO B detectou-se visualmente uma maior intensificação do CM por 2 observadores independentes, mesmo com a utilização das doses menores da solução sonificada.

Conclusão: embora a intensificação do CM verificado quando há interrupção de imagens pelo TM tenha um mecanismo ainda não totalmente esclarecido, seu emprego permitiu melhor visualização do CM, maior tempo de permanência e o uso de doses menores do PESDA, se constituindo provavelmente no melhor método de estudo da PM com o uso de CM.