Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 295

Peso e Estatura ao Nascer como Preditores dos Níveis da Pressão Arterial de Crianças

Ines Lessa, Fábio M Costa, Ana Carolina T Gomes, Alessandra Rodrigues

Instituto de Saúde Coletiva, UFBA, Salvador-Bahia

 

Objetivo: analisar possível correlação entre baixos peso e estatura ao nascer e níveis da pressão arterial (PA) de crianças aos 7 anos de idade.

Métodos:estudo de coorte, exploratório. Crianças de estrato social médio a alto, nascidas em 1986 e com PA, peso e altura medidos por tres dos autores nas escolas, entre maio e setembro de 1993. Pais responderam questionário, incluindo peso e estatura da criança ao nascer, conforme registrado, nos hospitais à época do nascimento. Realizadas duas medidas da PA antes do recreio, após 10’ de repouso, braço esquerdo, manguito conforme circunferência do braço. Intervalo de 15’ entre as medidas. Peso medido com balança portátil, calibrada após cada pesagem; altura medida com fita metálica, rígida. Ambas as medidas efetuadas com criança sem sapatos. Análise preliminar: frequências, teste "t"e correlação. A PA mais baixa foi considerada para análise.

Resultados: "n"= 118 crianças. Na tabela abaixo aparecem os resultados das variáveis estudadas.

Médias dos pesos e estaturas ao nascimento e em 1993 e das PAS e PAD

Masculino Feminino
Variáveis Média ± d.p* Média ± d.p* p
peso ao nascer (g) 3.446 726 3.326 677 p>0,05
estatura/nascer (cm) 50,25 8,10 47,60 4,28 p<0,05
peso atual(g) 26.697 5.810 25.249 4.310 p>0,05
estatura atual(cm) 124,51 5,71 123,58 5,43 p>0,05
PAS (mmHg) 96,12 7,97 92,93 10,36 p>0,05<0,10
PAD (mmHg) 69,67 6,88 67,11 7,56 p>0,05<0,10

As curvas de correlação, ainda sem testes estatísticos, evidenciam independência entre baixos peso e estatura ao nascer e níveis de PA aos 7 anos, porém correlação positiva entre peso atual e PAD.

Conclusão: O estudo é exploratório e diverge de dados da literatura sobre o assunto. Uma possível explicação talvez seja a relativa homogeneidade do estrato social estudado.