Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 306

Estenose Aórtica Supravalvar: Modelo para Desenvolvimento de Hipertrofia Concêntrica do Ventrículo Esquerdo em Ratos

Giancarlo Gonçalves, Marina P Okoshi, Alexandre Achilles, Vitor M Souza, José C Georgette, Antonio C Cicogna.

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

 

Objetivo: A maioria dos estudos sobre hipertrofia do ventrículo esquerdo (HVE) e desenvolvimento de insuficiência cardíaca (IC) são realizados em animais de experimentação. Entretanto, há dificuldade para produzir estes modelos em laboratórios. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, em ratos jovens, técnica para promover HVE concêntrica, que possa acarretar o quadro de insuficiência cardíaca.

Material e Métodos: Ratos Wistar machos (60 a 70g) foram anestesiados com cloridrato de ketamina (50 mg/Kg IM) e cloridrato de xilidino (10 mg/Kg IM) e submetidos a toracotomia mediana, durante ventilação assistida. Um clip com diâmetro interno de 0,6 mm foi colocado 3 mm acima da raiz da aorta. Ratos controle (C) sofreram cirurgia semelhante, sem a colocação do clip. Os animais foram avaliados semanalmente para detecção de sinais clínicos de IC e sacrificados oito semanas após a cirurgia.

Resultados: A mortalidade no período de estudo foi de 50% no grupo com estenose aórtica (EAo). Quatro animais (27%) desenvolveram quadro clínico de IC, apresentando: dispnéia, derrame pleural, ascite e hepatomegalia. Demais resultados encontram-se abaixo:

  PC (g) VE/PC (mg/g) VD/PC (mg/g)
C (n=7) 368 ± 33 2,10 ± 0,14 0,57 ± 0,05
EAo (n=11) 354 ± 40 3,24 ± 0,44 * 0,79 ± 0,11*
IC (n=4) 285 ± 24*# 4,28 ± 0,29 *# 1,46 ± 0,13 *

PC: peso corporal antes do sacrifício; VE e VD: peso dos ventrículos esquerdo e direito, respectivamente; * p < 0,05 vs C; # p < 0,05 vs EAo.

Conclusões: 1) A indução de EAo em ratos jovens constitui método eficiente para desenvolvimento de HVE. 2) A porcentagem de ratos que desenvolveram IC, no período estudado, foi relativamente baixa. 3) A mortalidade observada está em acordo com dados da literatura.