Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 345

Transplante Cardíaco no Tratamento da Miocardiopatia Chagásica.

Dirceu R. Almeida, Antonio C. Carvalho, João Nelson Branco, José Eduardo Azevedo, Ênio Buffolo, Eulógio Martinez.

UNIFESP - Escola Paulista de Medicina - São Paulo - SP.

 

Fundamento: Tx cardíaco em pacientes (pts) chagásicos esteve associado à alta incidência de reativação da infecção pelo T.cruzi, aumento de incidência de neoplasias e maior mortalidade.

Objetivo: Avaliar os resultados do Tx em portadores de miocardiopatia chagásica, com um esquema modificado de imunossupressão, comparando com um grupo de pacientes não chagásicos operados no mesmo período.

Delineamento: Estudo observacional prospectivo.

Materiais e Métodos: No período de janeiro de 1993 a junho de 1995 foram realizados 47 Tx cardíacos, sendo 21 em chagásicos (GI) e 26 em pt não chagásicos (G II) com fração de ejeção (FE) abaixo de 20%. No G I foi utilizado doses menores de ciclosporina e interrupção da prednisona no 3o mês de pós-operatório. Num seguimento de 21 meses foram avaliados comparativamente nos dois grupos: incidência de rejeição, infecção, mortalidade, função ventricular e sobrevida.

Resultados: (Tabela abaixo)

  Taxa Taxa Reativ. FE % No No Sobrev.
  Infec Rej. Inf. Função Óbitos Óbitos 36
  (p/pt) (p/pt) T. cruzi Enxerto Hospit. Tardio meses
G I 0,33 0,86 0,2 72,3% 2 3 80%
G II 0,55 1,16 - 71.7% 5 3 80%
Valor p NS NS - NS NS NS NS

Não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos em relação a incidência de rejeição, infecção, mortalidade e função do enxerto. Três pts chagásicos apresentaram reativação da infecção pelo T. cruzi e foram tratados com Allopurinol com cura parasitológica e sem recorrência. Não verificamos nenhum caso de neoplasia nos 2 grupos no tempo estudado.

Conclusões: Os pts chagásicos submetidos à Tx cardíaco apresentam baixa incidência de reativação da infecção pelo T. cruzi e tem evolução e expectativa de vida semelhantes aos transplantados não chagásicos.