Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

TL 358

Valor Diagnóstico do Ecocardiograma Transesofágico na Disfunção de Prótese Mitral

Cláudio H Fischer, Orlando Campos Fo, Valdir A Moisés, José M A Sousa, Dirceu V Santos Fo, José L Andrade

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, São Paulo - SP

 

Fundamento: O diagnóstico de disfunção de prótese mitral constitui um desafio tanto pela falta de achados clínicos específicos como pelas limitações dos exames disponíveis, em parte superadas com o advento do ecocardiograma transesofágico (ETE).

Objetivo: Determinar o valor diagnóstico global do ETE na suspeita clínica de disfunção de prótese mitral e analisar sua capacidade na definição de seus mecanismos geradores.

Delineamento: estudo retrospectivo.

Material e Métodos: Foram estudados 26 pacientes com prótese mitral (22 biológicas, 4 mecânicas) ao ETE e ao ecocardiograma transtorácico (ETT), com confirmação diagnóstica por cirurgia em 19, cateterismo cardíaco (Cate) em 15 e/ou necropsia em 2 pacientes.

Resultados: O ETE identificou corretamente todos os 21 pacientes com disfunção de prótese mitral confirmada (sensibilidade e especificidade de 100%). Quanto ao mecanismo da disfunção, o ETE diagnosticou rotura de bioprótese em 7 pacientes, com sensibilidade de 70% e especificidade de 83%. Os casos de endocardite infecciosa (2), trombose de bioprótese (1), obstrução de prótese mecânica (1), fibrocalcificação dos folhetos (6) e deiscência parcial da sutura do anel protético (2), foram corretamente diagnosticados ao ETE, sendo igualmente capaz de afastar tais hipóteses, sobretudo em 3 suspeitas clínicas de endocardite. Insuficiência mitral foi observada ao ETE em 24 pacientes, confirmados ao Cate. A sua quantificação ao ETE mostrou concordância significante com o Cate (p<0,01). Houve sistemática subestimação da insuficiência ao ETT. Nas estenoses, dados estruturais definidos ao ETE complementaram dados hemodinâmicos obtidos ao ETT.

Conclusões: O ETE constituiu método sensível e específico para o diagnóstico global de disfunção de prótese mitral. Foi capaz de identificar com razoável confiabilidade os mecanismos geradores da disfunção, sendo particularmente útil na caracterização e quantificação de insuficiência mitral de biopróteses.