Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 361

Importância da Doppler-ecocardiografia na avaliação dos resultados imediatos e a longo prazo da valvoplastia mitral percutânea por cateter balão em pacientes com escore ecocardiográfico favorável.

Adelino Parro Jr, Luis C Silveira, Gilmar V Greque, Mauro Zumerle, Ariadne R Pereira, Elizabeth E S Cestário, Hugo A Yokoyama, José C Nicolau, José L B Jacob.

Instituto de Moléstias Cardiovasculares - IMC, São José do Rio Preto - SP.

 

Objetivo: analisar os resultados imediatos e tardios da valvoplastia mitral percutânea por cateter balão (VMCB), através da Doppler-ecocardiografia (D-E), em pacientes (pac) com pouco comprometimento valvar à D-E.

Material e método: foram incluídos, de forma consecutiva e prospectiva, 89 pac (70 mulheres; idade média = 33,1 + 10,6 anos - 13 a 63 anos), selecionados de acordo com o grau de comprometimento mitral. Utilizou-se um escore D-E baseado na mobilidade, espessamento e calcificação dos folhetos, e lesão do aparelho sub-valvar, e incluiu-se somente aqueles com valores menores que 11. Obteve-se o gradiente transmitral médio (GM), e a área valvar mitral através do "pressure half-time" (AVM) pré-VMCB, imediatamente (im) após o procedimento, e nos retornos de 1, 2 e 3 anos.

Resultados: setenta e oito pac apresentaram escore < 8, e 11 pac tinham escore entre 8 e 9.

* - p < 0,05

Conclusão: o D-E foi de importante valia na avaliação do resultado imediato da VMCB, mostrando significativa redução do GM e aumento da AVM imediatamente após a VMCB. No acompanhamento a longo prazo, demonstrou-se pequena, mas significativa, redução da AVM 1 ano após o procedimento, mantendo-se semelhantes os valores nos 2 anos subsequentes.