Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 407

Ação do Mononitrato-5 de Isossorbida Sublingual durante Cinecoronariografia: Comparação com Nitroglicerina Sublingual

Anellys E L C Moreira, Siguemituzo Arie, Evandro L Costa, Luís F A Campos, Paulo R Soares, Donaldo P Garcia

Serviço de Hemodinâmica do InCor do Hospital das Clínicas da FMUSP, SP

 

Fundamento: Os nitratos são potentes vasodilatadores. Estudo mostra que a Nitroglicerina (NTG) sublingual (SL) determina aumento de 18% na área luminal de coronárias normais, mas não há relato sobre a ação do Mononitrato-5 de Isossorbida (MN5IS) SL sobre o diâmetro coronário .

Objetivos: Estudar o efeito vasodilatador coronário do MN5IS SL durante cinecoronariografia, avaliar sua ação sobre a pressão média na aorta (PAM), analisar a incidência de efeitos adversos, e comparar estes achados com os determinados pela utilização da NTG SL nas mesmas situações.

Delineamento: Ensaio clínico randomizado.

Pacientes: Selecionados 50 pacientes submetidos a cinecoronariografia sem diferença estatística significante quanto às características clínicas.

Métodos: Os pacientes foram randomizados em 2 grupos: Grupo A (25 -GA) e Grupo B (25 - GB). Foi registrada PAM, opacificada a ACE em OAD caudal, e repetido o procedimento 5 minutos após administração de 1 comprimido SL de MN5IS no GA ou de NTG no GB. Realizada mensuração do diâmetro de referência (DR) antes e depois da administração da droga, no terço médio do TCE (TCEM), terços proximal, médio e distal de DA (DAP, DAM, DAD) e CX (CXP, CXM, CXD), com análise estatística e comparação das médias das diferenças (p= 0,05).

Resultados: A PAM mostrou queda de 1,68 mmHg no GA e elevação de 0,79 mmHg no GB (p=0,123). O DR aumentou 9,7% (GA) e 9,9% (GB) no TCEM, 7,9% (GA) e 8,8% (GB) na DAP, 11,9% (GA) e 12,9% (GB) na DAM, 12,6% (GA) e 15,3% (GB) na DAD, 9,4% (GA) e 12,2% (GB) na CXP, 11,5% (GA) e 13,3% (GB) na CXM, 13,2% (GA) e 12,9% (GB) na CXD, sem diferença estatística significante.

Conclusões: 1.O uso SL do MN5IS SL, alternativa à sua utilização intra-coronária, permite uma prática, precoce, segura e efetiva utilização do mesmo durante a cinecoronariografia; 2. A comprovação de sua ação como vasodilatador coronário por via SL representa alternativa terapêutica para insuficiência coronária, possibilitando sua aplicação na clínica diária.