Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 410

Nova técnica para correção da Insuficiência Mitral duplicação do folheto posterior mitral

Mário Cesar Santos Abreu; Carlos Alberto Paes Alves; Clotário Cueva; Agenor Ribeiro Filho; Alvaro Rabelo Jr.

1 UCCV/UFBA- Fundação Bahiana de Cardiologia

       

Objetivos: Relatar a experiência inicial com a duplicação do folheto posterior mitral para correção da insuficiência mitral em 15 pacientes.

Delineamento: Estudo retrospectivo de avaliação dos pacientes ao tratamento cirúrgico da insuficiência mitral, utilizando a técnica de duplicação do folheto posterior mitral, acompanhados com ecocardiografia Uni e Bidimensional com doppler, no período de março- 1996 à 31.03.97.

Material e Métodos: Foram submetidos ao tratamento cirúrgico da insuficiência mitral 15 pacientes, no período de 03.96 a 03.97, sendo 04 do sexo masculino (26%) e 11 do sexo feminino (74%), com idade média de 15,2 anos, sendo a mínima de 08 anos e a máxima de 28 anos; todos os pacientes eram portadores de insuficiência mitral, sendo moderada em uma (01) com (6,6%) e severa em catorze(14) com (93,3%) pacientes.

Resultados: Todos os pacientes foram submetidos a plastia mitral, com duplicação do folheto posterior mitral. Um paciente necessitou troca valvar mitral devido a insuficiência mitral severa. No primeiro ano de evolução não ocorreu nenhum óbito.

Conclusões: A utilização da duplicação do folheto posterior mitral, foi seguida de execelentes resultados. Esta técnica é inédita , e consiste em aumentar a superfície de coaptação dos folhetos mitrais as custas da duplicação do folheto posterior mitral, utilizando o próprio tecido valvar mitral.