Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 418

Pacientes com Endocardite Operados Portadores de Human Imunodeficience Virus e/ou Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Juarez Rode, Blau F de Souza, Nei A Rey, Júlio C P de Souza, Pedro Pimentel Fo., Hilário Wolmeister.

Hospital Nossa Senhora da Conceição - POA - Rio Grande do Sul

 

Fundamento: A Endocardite é de maior frequência em drogaditos e portadores do Human Imunodeficience Virus (HIV) que na população geral. Nos drogaditos as válvulas mais acometidas são aórtica e tricúspide. Com maior indicação de procedimento cirúrgico nos aórticos.

Objetivo: Analisar a evolução de pacientes operados por Endocardite, portadores de HIV e/ou Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA).

Delineamento: Estudo retrospectivo de julho de 1992 à setembro de 1996 em doze pacientes operados.

Pacientes: Foram tratados cirurgicamente doze pacientes, com idade média de 28,5 anos; dez homens (83,4%) e duas mulheres (16,6%).Todos faziam uso de drogas. Apresentavam anti-hiv positivo. 100% dos pacientes e dois (16,6%) a doença SIDA. Todos apresentavam comprometimento em uma ou mais válvulas, sendo a maior incidência na posição aórtica (66,6%); 58,3% apresentavam insuficiência cardíaca funcional classe IV. O germe mais encontrado foi Staphylococus Aureus com 50% de incidência. Todos apresentavam outras patologias associadas. A cirurgia foi indicada na insuficiência cardíaca não controlada e na falta de resposta aos antibióticos.

Resultados: A sobrevida dos doze pacientes analisados é de 58,3%. Foram a óbito quatro pacientes submetidos à implante de prótese aórtica e um submetido a valvuloplastia tricúspide. As causas foram choque cardiogênico, coagulopatia, choque séptico e insuficiência respiratória com falência de múltiplos órgãos.

Conclusões: A mortalidade nas regurgitações aórticas está relacionada à instalação de quadro agudo, na ausência de patologia valvular prévia, quando a cirurgia é uma urgência.

Os portadores de HIV e/ou SIDA são doentes graves por apresentarem patologias associadas e um sistema imunitário deprimido.Com indicação cirúrgica na endocardite dos pacientes HIV e/ou SIDA pode-se melhorar a evolução natural conseguindo razoável sobrevida a médio prazo.