Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

TL 442

Sistematização do Atendimento ao Paciente Infartado no Pronto Socorro: É Possível Diminuir o Tempo Necessário para o Diagnóstico e Tratamento com Custo Zero.

Iran Gonçalves Junior, Marcelo G. Paiva, Antonio Carlos C. Carvalho, Edson Stefanini, Eulógio E. Martinez.

UNIFESP - Escola Paulista de Medicina - São Paulo - SP - Brasil.

 

Fundamento: A rapidez no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio (IAM) é fundamental para o tratamento trombolítico, que é mais eficaz quanto mais rapidamente administrado.

Objetivos: A falta de sistematização na avaliação do paciente com dor precordial, em pronto socorro (PS) geral, acarreta demora no diagnóstico e atraso na terapêutica. Avaliamos se uma abordagem sistematizada de atendimento pode diminuir esta demora, explicando para funcionários da "porta", enfermagem e residentes a importância do atendimento rápido ao paciente com IAM.

Casuística e Métodos: Estudamos o atendimento aos pacientes infartados, candidatos à trombólise, em dois períodos de tempo distintos no PS do Hospital São Paulo: de janeiro de 1993 à maio de 1994 (Pré Protocolo) e de maio de 1996 à outubro de 1996 (Pós Protocolo). Para cada período foram avaliados o tempo entre a chegada ao hospital e o início do trombolítico (Tempo Hospitalar). O protocolo consistiu no esclarecimento adequado para os residentes, enfermagem e servidores da importância do tempo no atendimento ao paciente com IAM e na criação de facilidades de acesso ao paciente com dor precordial. Os resultados foram analisados com teste do "qui" quadrado.

Resultados: Os resultados estão sumarizados na tabela abaixo:

  Pré Prot Pós Prot  
Pacientes submetidos à trombólise 34 25  
Tempo Hospitalar (mediana) 77,5 35 p < 0,001

Conclusões: A sistematização do atendimento no PS diminui o tempo necessário para o diagnóstico e tratamento do IAM. Foi possível maior efetividade no atendimento sem gastos com infraestrutura ou contratação de pessoal (custo zero).