Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 456

Insuficiência mitral isolada nos anos 90. Etiologia, faixa etária e incidência de cirurgia conservadora.

Eduardo G Rossi, Max Grinberg, Pablo Pomerantzeff, Walkíria S Ávila, Flávio Tarasoutchi, Luiz Cardoso, Protásio L Luz, Giovanni Bellotti.

Instituto do Coração HCFMUSP, São Paulo - SP.

 

Fundamento: Classicamente, a insuficiência mitral de indicação cirúrgica (IM) era considerada afecção de pacientes (pts) reumáticos (REU) jovens e geralmente implicava em implante de prótese.

Objetivo: Verificar etiologia, faixa etária e tipo de tratamento cirúrgico aplicado atualmente na IM.

Delineamento: Estudo restropectívo, baseado em casos já operados.

Material: Estudamos consecutivamente 110 pts operados por IM isolada, com idade superior a 21 anos. Predominou o sexo masculino (73 pts - 66,3%) e a idade média foi 58 ± 12 anos.

Métodos: O diagnóstico baseou-se no estudo hemodinâmico, ecocardiografia, achado cirúrgico e, em 89 (90,9%) pts, no anátomo-patológico (AP). Nos casos de prolapso mitral (PVM) analisou-se especificamente o grau de envolvimento de cada lacínea na descrição cirúrgica.

Resultados: A) PVM em 99 pts (90%), sendo que 78 (78,7%) com AP compatível; B) REU em 9 (8,18%) casos sendo 7 (77%) com AP compatível; C) endocardite curada em 2 pts (1,8%). Realizou-se cirurgia conservadora (CC) em 80 (72,7%) pts sendo em 5 (55,5%) dos REU e em 75 (75,7%) dos PVM. Nos grupos PVM, alteração isolada do folheto posterior ocorreu em 68 (68,6%) pts e permitiu CC em 60 (88,2%); alteração de ambos os folhetos ocorreu em 28 (28,8%) e CC foi realizada em 13 (46,42%) e acometimento isolado do folheto anterior ocorreu em 13 (13,3%) pts e permitiu CC em 1 caso (7,6%). A incidência de CC só foi significativamente maior (p<0,04) no subgrupo PVM com acometimento do folheto posterior isolado. Tanto em relação aos demais grupos PVM como os pts do grupo REU.

Conclusões: Na IM isolada de indicação cirúrgica conclui-se que, atualmente: A) PVM é a principal etiologia; b) PVM com IM severa predomina no homem; C) a faixa etária é mais alta do que no passado e D) o subgrupo majoritário de PVM (folheto posterior isolado) permite CC mais frequentemente que os casos REU ou demais subgrupos de PVM.