Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 461

Caracterização Atual da Endocardite Fúngica

José Fabri Júnior, Alfredo J Mansur, Vitor Issa, Max Grinberg, Giovanni Bellotti

Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - SP

 

Objetivos: estudar a endocardite fúngica no contexto de casuística numerosa

Métodos: foram estudados 15 episódios de endocardite fúngica em 14 (2,5%) doentes, dentre 600 episódios de endocardite infecciosa. As idades variaram de 2 meses a 71 anos, 12 (86%) eram homens e 2 (14%) mulheres.

Resultados: dez dentre 15 (66%) episódios de endocardite ocorreram em portadores de infecção em prótese valvar cardíaca, das quais 9 eram biológicas e 1 metálica. Nos doentes que sofreram infecção em estrutura natural, 3 foram submetidos a cateterização venosa prolongada e antibioticoterapia múltipla, 1 sofreu queimadura extensa e 1 era viciado no uso de drogas por via endovenosa. Os agentes etiológicos foram a Candida: albicans em 5 episódios, a Candida tropicalis em 3,a Candida famata em 1, e Candida sp em 2; Aspergillus sp em 2, Fusarium sp em 1 e a Rhodotorula graminis em 1. O agente etiológico foi isolado em hemoculturas em 7 (46%) episódios. Entre os fatores predisponentes identificados, destacam-se a endocardite bacteriana prévia em 5 episódios, presença de prótese valvar cardíaca em 10, antibioticoterapia prolongada em 5, a mediastinite em 2, transplante renal e terapia imunossupressora em 1, infecção por virus HIV em 1, intubaçào orotraqueal, cateterização venosa prolongada em 1, queimadura extensa em 1 e vício em drogas por via endovenosa em 1. A duração dos sintomas foi de até 80 dias. O tratamento foi feito com anfotericina B (13 doentes) e cetoconazol (1 doente). Dez doentes foram submetidos a tratamento cirúrgico e 4 faleceram. Uma recorrência aconteceu depois de 44 meses. Cinco doentes receberam o tratamento clínico isolado e faleceram.

Conclusões: os agentes etiológicos predominantes foram do gênero Candida. Fatores predisponentes foram identificados na maioria dos casos, observação que aponta para a propriedade de prevenção de manipulações. Entre os fatores predisponentes, destaca-se a endocardite bacteriana. A mortalidade permanece elevada, mesmo com o tratamento cirúrgico.