Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 465

A Equipe Multiprofissional Aguardando o Nascimento do Cardiopata - Visão do Psicólogo

Patrícia Pereira Ruschel, Cláudia Simone dos Santos.

Serviço de Psicologia Clínica - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/FUC. Porto Alegre, RS.

 

O maior benefício trazido pelo diagnóstico pré-natal, através da ecocardiografia fetal, está na oportunidade de planejar as ações a serem tomadas para receber o neonato cardiopata com as melhores condições de atendimento (Zielinsky, 1992).

Temos como objetivo neste trabalho estudar as reações emocionais da paciente submetida a parto cesário para retirada do bebê cardiopata, a abordagem psicológica de apoio, bem como, a integração do psicólogo a equipe multiprofissional (obstetras, anestesistas, equipe de enfermagem, cardiologista pediátrico, neonatologista e em casos onde exija uma cirurgia imediata a equipe de cirurgia cardíaca).

A partir de um grupo de 50 pacientes acompanhadas na unidade de Cardiologia Fetal, destacamos para este estudo 14 casos nos quais acompanhamos a cirurgia.

O trabalho em questão envolveu o acompanhamento da etapa do diagnóstico e da hospitalização, incluindo preparo para aceitação da criança malformada, preparo para o parto e suas consequências para a vida futura do bebê e da mãe.

O avanço da técnica de diagnóstico pré natal possibilita o planejamento da estratégia de acompanhamento nestas situações, possibilitando aguardar o paciente com a equipe e recursos técnicos preparados para seu tratamento imediato. Da mesma forma o profissional para atender a demanda emocional desta situação pode estar mobilizado.

Destes bebês 3 tiveram óbito nos primeiros dias e nos 11 sobreviventes observamos o estabelecimento de um bom vínculo mãe-bebê.

Concluímos a importância de auxiliar a paciente neste momento de extrema urgência psíquica, auxiliando na compreensão e aceitação da realidade como parte de um processo psicoterapêutico que visa prevenir ou minimizar distúrbios emocionais a curto e a longo prazo na relação mãe-filho com cardiopatia.