Temas Livres do LIII Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

TL 472

Proposta de Diagnóstico de Intervenções de Enfermagem Relacionada a Distúrbios na Formação e Condução do Estímulo Elétrico Cardíaco com Aumento da Freqüência Cardíaca.

Grace P. Lima, Rita S. Lopes, Veral L. Laet, Ana Paula Palácio, Jeanne L. Michel, Alba L.B.L. de Barros.

UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, São Paulo - SP, Brasil.

 

Introdução: O distúrbio elétrico cardíaco com aumento da FC é uma das complicações de algumas patologias cardíacas que, dependendo da gravidade, pode determinar efeitos deletérios ao paciente, muitas vezes irreversíveis.

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo uma proposta de diagnóstico de enfermagem seguindo o modelo da toxonomia NANDA (1992), com elaboração de intervenção de enfermagem dirigidas a pacientes que possuam características definidoras que retratem este diagnóstico, tais como: FC acima de 100bpm, alteraçõesno débito cardíaco, sudorese e palidez, alterações eletrocardiográficas etc.

Metodologia: Feito levantamento bibliográfico para identificação das características definidoras e fatores relacionados dos distúrbios na formação e condução do estímulo elétrico cardíaco com elevação da FC, para posterior aplicação de instrumento de coleta de dados em um estudo prospectivo, com cruzamento de resultados entre dados achados e levantados na pesquisa bibliográfica.