LIV Congresso Brasileiro de Cardiologia

Mensagem

Clique e envie seu Caso Clínico

Este programa final do LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia é fruto do trabalho de uma comissão científica identificada com a moderna SBC, que caminha para o próximo milênio. Procuramos dar ênfase à cardiologia clínica básica, mas por outro lado brindamos a comunidade cardiológica com o que há de mais recente no conhecimento, bem como abordamos as tendências que esse mesmo conhecimento tem delineado para o futuro.

Assim, a elaboração dos cursos obedeceu à sistemática de prestigiar aqueles assuntos que, em anos anteriores, têm despertado maior número de inscritos. Os palestrantes desses cursos foram escolhidos segundo o princípio de propiciar ao colega inscrito uma visão atualizada teórico-prática, que lhe permitirá fazer uso imediato dessas informações. Para ajudar o congressista na escolha do curso, com antecedência, definimos e divulgamos os objetivos específicos a serem alcançados em cada um deles.

O desenho geral do programa obedeceu a uma seqüência lógica para as apresentações, o que permitirá maior aproveitamento do tempo.

Na segunda, terça e quarta-feiras, logo no primeiro horário (08:00 às 08:50 h), escolhemos dez temas cardiológicos que representam aquilo que, geralmente, ocupa nossa atenção no cotidiano da cardiologia. Na segunda-feira, cada um desses temas será abordado quanto à sua melhor forma de avaliação em: "Como eu faço a avaliação". Na terça-feira, os mesmos temas serão abordados na sessão: "Como eu trato". Finalmente, na quarta-feira, os mesmos assuntos serão abordados na sessão: "O que há de novo".

As conferências foram alocadas, em cada dia, em 5 salas simultâneas, com duas miniconferências de 30 minutos, sendo uma delas proferida por um dos nossos convidados estrangeiros e a outra por um conferencista nacional, abordando sempre as novas tendências e perspectivas da cardiologia atual.

As contribuições científicas (em número de 443) serão mantidas no horário nobre de 10:30 às 12:20 h. Em dez salas simultâneas serão apresentados os temas livres (TL) orais, enquanto os TL’s murais serão apresentados e mantidos em exposição, em local nobre e adequado, em cada dia.

Considerando que grande número de colegas não tem interesse na apreciação dessas contribuições científicas (TL), reservamos para eles, diariamente, nesse mesmo período (10:30 às 12:20 h), uma apresentação essencialmente prática chamada: "contribuição à prática clínica". Essa atividade terá um moderador encarregado da seleção e apresentação dos casos clínicos, que serão analisados e discutidos pelos debatedores e pela audiência. Cremos com isto estar contribuindo para melhor aproveitamento científico do congresso.

Os simpósios satélites serão apresentados, em sua maioria, no horário do almoço (12:30 às 14:30 h).

Das 14:30 às 16:20 h e das 17:00 às 18:30 h, de segunda a quarta-feira, teremos as mesas-redondas, simpósios e colóquios. Neste ano, iniciamos a apresentação de todas as Diretrizes que a SBC tem produzido, e nada mais natural que o congresso seja o fórum ideal para sua divulgação e debate. Por outro lado, e considerando o impacto que isso traz para a prática clínica, em várias sessões nesse horário serão discutidas as repercussões dos grandes estudos clínicos e sua aplicabilidade ao cotidiano do cardiologista.

Diariamente, em vários horários a serem escolhidos, os congressistas terão oportunidade de se iniciarem e atualizarem na utilização da Internet, hoje um veículo essencial para a rápida atualização e divulgação do conhecimento. Desenvolvemos um curso teórico-prático, que será acompanhado por um material de extraordinária importância para o uso da informática. Com isso se poderá aproveitar todo o esforço que a diretoria da SBC tem colocado a disposição do seu sócio.

Seguindo uma sistemática gradualmente aprimorada, a distribuição porcentual dos palestrantes por estado procura refletir o caráter nacional do nosso congresso. Sem deixar, obviamente, de dar a necessária importância e predomínio aos centros de maior produção científica, procurou-se não perder de vista a oportunidade para aproveitar todo o potencial dos nossos colegas das diferentes instituições cardiológicas, espalhadas por este Brasil afora.

Esta comissão científica espera ter cumprido com sua obrigação de lhe entregar um programa científico sensato, objetivo, atual e prático.

Tenhamos todos um bom Congresso.

 

Dário C. Sobral
Presidente, LIV Congresso da SBC

Hans Jurgen F. Dohmann
Presidente, Comissão Científica

Epotamenides M. Good God
Coordenador, Comissão Científica

Rafael Leite Luna
Presidente, SBC