Notícias do Congresso

SBC On Line

 

Notícias da Ecocardiografia

 

 

Jornal da segunda-feira

 

Os Congressos da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, são uma ótima oportunidade para obtenção de conhecimento no que há de mais recente na Cardiologia Mundial. Neste maior evento nacional da nossa especialidade uma integração entre as diversas áreas da cardiologia, possibilita ao congressista se inteirar dos novos recursos para o manuseio das cardiopatias, seja do ponto de vista profilático, diagnóstico ou terapêutico.

A Ecocardiografia é um método propedêutico não invasivo de valor indiscutível na prática clínica. Entretanto temos notado, na prática diária, que boa parte dos cardiologistas desconhece ou não utiliza de modo adequado as diversas modalidades técnicas e aplicações que o método propicia. Veja em Ecocardiografia para o clínico (Domingo e segunda-feira às 08:00 sala 3).

Novas tecnologias têm sido introduzidas. Para que servem ? Este tema será abordado numa Mesa Redonda – Novas tecnologias em Ecocardiografia (Domingo às 14:30 sala 3) e numa Conferência ( terça-feira às 09:30 sala 15) por renomados colegas. O uso do Eco de estresse e mais recentemente o Estudo da Perfusão Miocárdica com microbolhas têm-se mostrado de grande utilidade no diagnóstico e avaliação da Cardiopatia Isquêmica. Veja a utilidade dos métodos nas síndromes isquêmicas instáveis (Mesa Redonda – Domingo às 14:30 sala 14), no Diagnóstico não invasivo da doença arterial coronária (Sessão Como eu Faço – Segunda-feira às 08:00), nos Avanços na avaliação do coronariopata crônico (Mesa Redonda – Terça-feira às 14:30 sala 15) e no Miocardio atordoado e hibernante (Mesa Redonda - Quarta-feira às 14:30). Estes temas serão abordados por colegas de reconhecido saber.

 

Colóquio específico em Ecocardiografia será realizado por colegas experientes em cada Tema (Segunda-feira às 17:00 sala 3). Participe, debata. Compare métodos no diagnóstico da Doença obstrutiva da carótidas (Mesa Redonda – Quarta-feira às 14:30 sala 15).

Destaque especial merece a participação do Dr. Natesa Pandian – Diretor do Laboratório de Hemodinâmica e Imagem Cardiovascular do New England Medical Center e Professor de Medicina da Tufts University. Cardiologista de primeira ordem e conhecido mundialmente, o Dr. Pandian encanta a platéia pela sua eficácia e simplicidade. Não perca sua apresentação em Eco Tridimensional (Mesa Redonda – Domingo às 14:30 sala 3) e Desafios na avaliação da estenose valvar (Conferência – Terça-feira às 09:00 sala 15).

Finalmente sugerimos aos colegas ecocardiografistas que aproveitem o Congresso em Atividades diversas. Assistam outras áreas de conhecimento. Uma boa formação clínica é premissa para a realização de um estudo ecocardiográfico adequado. Aspectos

técnicos específicos e sua real aplicabilidade clínica serão enfatizados no XIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia de 28 de abril a 1 de maio de 2001 na cidade de São Paulo. Para maiores informações visite nosso site (www.ecocardiografia.com.br) ou o portal da SBC (www.cardiol.br)

 

Djair Brindeiro Filho