Notícias do Congresso

SBC On Line

 

Confira os Temas Livres

 

Das apresentações de trabalhos realizados em nosso meio, passamos a Ter melhores informações sobre as características das doenças cardiovasculares no Brasil – confira os temas livres de Domingo.

Fatores de risco

Em grupos específicos: 1) indivíduos do sexo masculino, acima de 30 anos de idade e IMC > = 25 kg/m2 são mais propensos a desenvolverem HA; 2) indivíduos com cargo de nível superior e idade acima de 30 anos têm maior tendência para hipercolesterolemia.

 

 

Filhos de pais portadores de DIC apresentam alta prevalência de dislipidemia, 2) Filhos de portadores de DIC e dislipidêmicos tem maior prevalência de dislipidemia que filhos de portadores de DIC e não dislipidêmicos; 3) A determinação da Lp(a) não acrescenta informações significativas ao perfil lipídico tradicional.

 

A população não urbana de Amazônidas apresentou menores níveis de CT, triglicérides e IMC, mas não diferiu na prevalência global dos FR cardiovasculares

 

Uma das causas da maior prevalência de HA nas classes de menor renda e/ou instrução deve-se a hábitos alimentares onde há maior ingesta de sal.

 

 

O estudo montado para avaliar o conhecimento de um grupo de médicos sobre as recomendações do II Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias concluiu que embora os médicos valorizassem os lípides na prevenção da aterosclerose, existem sérias deficiências no conhecimento sobre as recomendações feitas pela SBC.

 

O estudo que avaliou a prevalência dos principais fatores de risco (FR) para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) entre os servidores públicos estaduais lotados nas sedes das Secretarias de Estado de São Paulo (SESP), concluiu que os FR para doenças cardiovasculares apresentaram alta prevalência entre os servidores das SESP. 2) Afetaram indivíduos principalmente na faixa de 40-49 anos e principalmente do sexo masculino.

3) A prevalência de tabagismo relacionou -se principalmente à baixa escolaridade.

 

Os benefícios precoces isolados ou combinados da dieta e dos hipolipemiantes na redução da hipercolesterolemia foram analisados experimentalmente. O estudo sugere um benefício precoce na redução da hipercolesterolemia através da dieta que é potencializado pelo uso concomitante da estatina.

 

Os dados preliminares da avaliação da homocisteína como fator de risco coronariano em uma população brasileira sugerem que a hiperhomocisteinemia pode ser um fator contributório para DAC, talvez dependente de deficiência de vitamina B12. A influência da correção da hiperhomocisteinemia sobre a evolução da DAC precisa ainda ser estabelecida.

Em outro estudo, também apresentado neste congresso, a maior relação entre DAC foi demostrada em mulheres.

 

O exercício físico é um fator de influência benéfica nos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares. Um dos efeitos é modificar o perfil lipídico com o objetivo de estudar o metabolismo da lipoproteína de baixa densidade (LDL) em atletas, concluiu-se que a remoção plasmática da emulsão artificial foi maior nos ciclistas (maior TFR) e se correlacionou positivamente com o VO2max, indicando que o exercício aumenta o metabolismo da LDL, o que pode ser benéfico em relação à aterogênese.

.

 

 

Chlamydia pneumoniae (CP) tem sido associada à aterosclerose porém, seu papel na instabilidade da placa é controverso. Em estudo prévio os autores mostraram que placas ateroscleróticas rotas são maiores, associadas a maior inflamação adventicial e dilatação do vaso. Em recente trabalho, eles compararam a freqüência e intensidade de CP em ateromas rotos fatais contra estáveis. Foram estudados 3 grupos de lesões ateroscleróticas em autópsia: A - placas rotas trombosadas responsáveis por IAM em 11 pacientes. B - 11 placas estáveis equi-estenóticas, dos mesmos pacientes do grupo A; C - 11 segmentos estenóticos estáveis de pacientes que foram submetidos a cirurgia eletiva de revascularização do miocárdio sem IAM. As secções histológicas foram estudadas com técnicas: Giemsa modificado, imunohistoquímica e hibridização "in situ". Em três casos, a microscopia confocal a laser e a microscopia eletrônica foram utilizadas. Foi feita semiquantificação de células positivas para CP na adventicia (0 a 4+). Os autores concluiram que seus achados apontam para uma participação direta da CP em determinar inflamação na adventícia, ruptura da placa e infarto agudo do miocárdio. A alta incidência da CP em todos os tipos de ateroma sugere fortemente seu envolvimento no desenvolvimento do ateroma.

 

Em outro estudos os mesmos autores concluiram que a presença de número aumentado de arteríolas grandes, vasos menores e capilares na adventícia dos segmentos instáveis, associada a maior inflamação, indica processo inflamatório de longa duração, em atividade que pode contribuir para o remodelamento positivo e ruptura da placa, por destruição do colágeno adventicial e membrana elástica externa; a lesão poderia ser considerada uma arterite com dilatação aneurismática. Em contraste, maior fibrose adventicial pode contribuir para a falta de remodelamento das placas estenóticas estáveis.

 

 

Será possível que a atorvastatina , além de promover a redução do colesterol plasmático, pode atuar também na redução das variáveis inflamatórias associadas a aterosclerose ? A resposta foi apresentada no estudo que se propos a avaliar a ação da atorvatatina sobre os níveis de interleucina 1-b (IL-1) e interleucina 6 (IL-6), fator de necrose tumoral a (TNF-a ) em pacientes hipercolesterolêmicos sem doença arterial coronária. Tendo concluido que a estatina que, além de reduzir o LDLcol, diminui também os níveis de citocinas pró-inflamatórias, evidenciando assim atividade anti-inflamatória em pacientes hipercolesterolêmicos, podendo contribuir para a prevenção da aterosclerose coronária. Em um segundo estudo pesquisadores da mesma instituição também concluiram que a atorvatatina parece contribuir para a prevenção da aterosclerose por reduzir variáveis inflamatórias, através da redução das citocinas e moléculas de adesão.

 

 

O controle da hiperuricemia é importante e pouca ênfase tem sido dada ao tratamento não farmacológico deste desvio metabólico. Com o objetivo de avaliar o efeito da dieta e medicamento, isolados ou associados sobre os níveis séricos de ácido úrico em hipertensos hiperuricêmicos, um bem delineado estudo concluiu que a dieta hipopurínica deve ser a primeira opção terapêutica no controle da hiperuricemia.

 

Existe relação entre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e epistaxe ?

Em um estudo transversal, em amostra de base populacional, definiu-se epistaxe espontânea como qualquer sangramento nasal não traumático. Aferiu-se a pressão arterial (PA) em duas medidas, definindo-se HAS por PA ³ a 160/95mmhg ou uso de drogas anti-hipertensivas. O estudo mostrou ausência de associação entre epistaxe espontânea na vida adulta e HAS o que corrobora os resultados de relatos recentes da literatura. A tendência de associação observada na análise bruta pode ser explicada pela presença de viés de lembrança ou de fatores de confusão.

 

 

Pacientes com dor torácica e ECG não diagnóstico podem ter suas probabilidades de IAM ou AI acuradamente preditas na Sala de Emergência utilizando uma árvore diagnóstica simples. Pacientes identificados como baixa probabilidade de IAM ou AI tiveram somente 2% de chance de êrro. Esta árvore pode ajudar a reduzir as admissões desnecessárias e os custos hospitalares - confira.

 

Uma avaliação farmacoeconômica do uso de enoxaparina nas síndromes coronarianas instáveis em um modelo brasileiro concluiu que sem levar em conta outros recursos que, agrupados, tiveram menor utilização no grupo enoxaparina nos pacientes dos EUA, o uso de enoxaparina em AI/IAMnQ resulta em economia potencial média de R$153 a R$404 por pacientes no Brasil.

 

 

Em estudo sobre Associação entre Sexo e Letalidade Hospitalar das Síndromes Coronarianas Agudas.

Apesar das mulheres apresentarem caracteríscticas de pior prognóstico à admissão, apenas no IAM com Q a diferença de Letalidade Hospitalar entre homens e mulheres foi significante.

 

 

Em uma amostra estudada observou-se que o déficit dos inibidores naturais da coagulação e fibrinogênio elevado tem uma alta prevalência em pacientes com doença arterial coronariana. Constitui um fator adicional influenciado pêlos fatores de risco conhecidos com piora na evolução clínica apresentando quadros de angina peitoris mais freqüentemente.

 

 

Intervenções percutâneas - Novidades brasileiras:

 

Como reduzir a incidência de reestenose em angioplastias ?

A estratégia de implante de Stents recobertos de heparina em pacientes de alto risco, seria uma alternativa satisfatória de tratamento, com índices de complicações semelhantes às da ACTP convencional, porém acarretando uma adequada incidência de reestenose, uma diminuição significativa tanto na taxa de eventos cardíacos adversos maiores quanto na de revascularização do vaso alvo e, um aumento significativo na sobrevida livre de eventos em 06 meses.

Outro estudo com uso de stent revestido com heparina pode reduzir a possibilidade de trombose. Para avaliar o resultado imediato e a evolução intra-hospitalar dos pacientes que utilizaram um novo tipo de stent com superfície heparinizada os autores concluiram que uso do stent heparinizado no IAM e AI em que 49% dos casos apresentavam trombo angiográfico apresentou alto índice de sucesso com apenas 1 caso de trobose sub-aguda. A associação com antagonistas IIb/IIIa em 46,1% pode ter favorecido os resultados. Houve baixo índice de complicações sem óbitos relacionados com o implante do stent.

 

 

Melhor via de acesso para intervenções percutâneas

A via radial tem sido uma alternativa para as intervenções percutâneas por abordar as limitações das técnicas convencionais, oferecer menores complicações e custo.

Conta com a preferência de 75% dos pacientes. Entretanto, exige longa curva de aprendizado e materiais

O resultados em 152 intervenções mostrou que a via radial abordou grande espectro de pacientes, com diferentes quadros clínicos apresentando altos índices de sucesso e baixos de complicações. A deambulação foi precoce e propiciou o procedimento ambulatorial. Não houve complicações de acesso. Uma análise de custos efetividade deve complementar este estudo, comprovando que esta seria a melhor via de acesso para intervenções percutâneas em nosso país.

 

 

Novo cateter multifuncional para o rápido implante dos Stents coronários

O implante dos SC geralmente envolve o emprego de três cateteres-balão: o primeiro para efetuar a pré-dilatação, o segundo para a implantação e o terceiro, de alta pressão, para obter-se a expansão ótima da endoprótese. Esta estratégia implica em maior tempo de implante e custos.

Estudo avaliando o desempenho de um novo sistema para implante de stents, utilizando um cateter-balão único capaz de efetuar essas três funções, concluiu que este revolucionário sistema de implante de stents permite a realização de todo procedimento utilizando-se apenas um cateter-balão, com maior rapidez, simplicidade e, além disto, propiciando uma potencial redução nos custos associados ao procedimento.

Também em relação a Stents, o estudo do stent Tenax verificou que este dispositivo é seguro e eficaz quando utilizado em artérias tortuosas e com diferentes graus de angulação. A plataforma de assentamento oferece uma navegabilidade ideal para este tipo de lesão.

Efeitos da braquiterapia utilizando o radioisótopo samarium (153Sm) sobre a proliferação neo-intimal:

Em estudo experimental concluiu-se que a proliferação neo-intimal de segmentos arteriais submetidos a injúria por balão é inibida de maneira significativa utilizando-se o 153Sm .

O mesmo grupo apresentou resultados em humanos demonstrando que a braquiterapia utilizando-se o 153Sm, em condições apropriadas, mostrou-se viável e segura com baixos índices de complicações imediatas em uma série de pacientes.

 

 

Experiência inicial com o novo transdutor de ultra-som (MegasonicsR)acoplado a um balão de angioplastia para guiar o implante otimo de Stents intracoronários, em um estudo prospectivo, concluiu que o cateter Megasonics mostrou ser uma alternativa segura e eficaz para guiar o implante de stents, exibindo baixas taxas de complicações hospitalares. Houve aumento luminal progressivo detectado pelo US (Alm) e pela AQ (Dlm) à medida que 05 stents foram expandidos com pressões crescentes.

.

Stents em populações especiais

O emprego do Stent em pacientes diabéticos mostrou-se seguro e eficaz equiparando-se os resultados dos não diabéticos. Sugere-se que houve um benefício maior na população diabética, pelo implante do stent.

Apesar das mulheres idosas terem maior fatores de risco e mortalidade hospitalar mais elevada, não houve repercussão sobre a evolução tardia.

O uso dos Stents em pacientes multiarteriais mostrou altos índices de sucesso. No seguimento, a sobrevida foi alta e a necessidade de CRM só ocorreu nos dez primeiros meses após o implante dos stents.

 

 

Ecocardiografia

 

Valor prognóstico da ecocardiografia com estresse pelo esforço físico em idosos e em Chagásicos foram temas relevantes, sendo queos pacientes portadores de miocardiopatia chagásica com alteração segmentar estiveram associados a fatores que tendem a mostrar pior prognóstico clínico, eletrocardiografias e hemodinâmicos .

 

Em pacientes com Fibrilação Atrial não reumática, a presença de contraste ecocardiográfico espontâneo denso e baixa velocidade de esvaziamento do apêndice atrial esquerdo, potencialmente identifica os pacientes sob maior risco para acidentes tromboembólicos.

 

Em estudo ecocardiográfico trasnesofágico a idade ³ 60 anos, a fibrilação atrial, o tabagismo e a dislipidemia foram fatores clínicos de risco de tromboembolismo associados independentemente com efeito de contraste ecocardiográfico espontâneo na aorta. O efeito de contraste espontâneo no átrio esquerdo e as excrescências de Lambl foram achados ecocardiográficos associados de forma independente com efeito de contraste espontâneo na aorta.

 

Valor prognóstico da ecocardiografia com estresse pelo esforço físico em homens e mulheres: A Eco-E oferece informações prognósticas para H e M, trazendo incremento à variáveis clínicas, ao ecocardiograma ao repouso e ao Ecg-E. Maior valor prognóstico ocorreu com a carga total (METs) e a fração de ejeção ao esforço.

 

 

Valor prognóstico da ecocardiografia com estresse pelo esforço físico em pacientes com cirurgia de revascularização miocárdica prévia: A Eco-E fornece informações prognósticas em pacientes com cirurgia de revascularização miocárdica prévia, trazendo incremento a variáveis clínicas, do ecocardiograma ao repouso e do eletrocardiograma com esforço.

 

Arritmias

 

Estudo randomizado de técnicas cirúrgicas para fibrilação atrial que é uma arritmia freqüente e leva a grande morbi-mortalidade. Recentemente, demonstrou-se a existência de focos ectópicos desencadeantes de FA paroxística no interior das veias pulmonares. Apesar de terem sido desenvolvidas técnicas para o isolamento elétrico das veias pulmonares, não dispomos ainda de estudos randomizados que mostrem adequadamente a superioridade destas sobre a cirurgia do Labirinto(CoxIII). Com o objetivo de comparar os dados preliminares da utilização da cirurgia de isolamento das veias pulmonares (IVP) com os de cirurgia do labirinto, quando associadas à cirurgia da válvula mitral um estudo preliminar de 11 pacientes Sugere uma redução no tempo cirúrgico necessário para o IVP, com sucesso semelhante em termos de ritmo. A análise e seguimento dos grupos na íntegra permitirá avaliação mais adequada dos achados.

 

 

As taquicardias supraventriculares incessantes são pouco frequentes, mas podem evoluir com taquicardiomiopatia.

Uma análise de 7 pacientes permitiu os autores recomendar os seguintes itens: 1) A ablação por cateter da taquicardia supraventricular incessante, seja por taquicardia atrial ou taquicardia de Coumel, pode ser realizada com segurança e eficácia. 2) A indicação do tratamento definitivo deve ser precoce, evitando o desenvolvimento de taquicardiomiopatia.

 

A síncope é responsável por 6% das internações em um hospital geral. O seu diagnóstico exige investigação criteriosa e, muitas vezes, prolongada. Dependendo do contexto clínico em que ocorra, apresenta alta morbidade e/ou mortalidade. O estudo da análise retrospectiva do papel do Estudo Eletrofisiológico (EEF) no diagnóstico da síncope, concluiu que: (1) O EEF foi importante no diagnóstico etiológico da síncope em 64% dos casos, e posterior terapêutica direcionada. (2) BAV distal, arritmias ventriculares malignas e HSC foram as causas mais comuns nos pt acima dos 50 anos.

.

Um estudo da valorização clínica do sintoma palpitação sem documentação eletrocardiográfica da taquicardia mostrou que:(1) História clínica de palpitação taquicárdica paroxística, sem documentação eletrocardiográfica, correlacionou-se com alta inducibilidade de taquiarritmias reentrantes ao EEF. (2) TAVN foi a taquiarritmia mais freqüente, com predomínio no sexo feminino.

 

Há distribuição circadiana do horário de óbito de doentes hospitalizados por insuficiência cardíaca?

Resultados: houve maior freqüência de óbitos entre as 5 e 7 h . Conclusão: a maior freqüência de óbitos no início da manhã pode estar relacionada com a maior atividade adrenérgica antes do despertar. Medicamentos que modificam a atividade simpática nesta situação clínica poderiam beneficiar alguns pacientes e demandam estudos adicionais.

 

 

Ecocardiografia

Há correlação entre diâmetros cardíacos e o peso do coração ?

Em pacientes com (IC) os autores identificaram relação direta entre o peso do coração e o diâmetro do ventrículo esquerdo. Apesar da maior dispersão o átrio esquerdo e a (FE) sugerem relação direta e inversa respectivamente.

 

 

 

Insuficiência cardíaca

 

O Carvedilol melhora a função ventricular e a dispersão do QT na insuficiência cardíaca - com impacto a longo prazo determinando melhora clínica subjetiva e aumento significativo na FE, havendo baixa morbi-mortalidade após 2,5 anos.

 

Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina e os anti-agregantes plaquetários, inibidores da ciclo-oxigenase, são amplamente usados na insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Para testar o hipotético antagonismo farmacológico do captopril (CP) pela aspirina (AAS), foram estudados os efeitos hemodinâmicos e neurohormonais em 40 pacientes portadores de ICC. A administração de AAS aboliu os efeitos hemodinâmicos e noradrenérgicos do captopril nos pacientes com ICC. Portanto, o uso combinado destas drogas não está indicado em situações agudas.

 

Influência da massa muscular esquelética sobre a relação entre a capacidade funcional e indice de qualidade de vida em portadores de insuficiência cardíaca foi tema de debate tendo os autores concluido que nos portadores de insuficiência cardíaca, a massa muscular esquelética influi e deve ser considerada, na avaliação da relação entre capacidade funcional e índice de qualidade de vida.